Buscar

Agenda: Atec Cultural – Março

O QUE: palestra do designer Gui Bonsiepe sobre “O Design e A Crise”
QUANDO: terça-feira, 20 de março, às 19h30
ONDE: no show-room da ATEC Original Design
ENDEREÇO: av. Faria Lima, 1.800,10º andar
INSCRIÇÕES: pelo telefone 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

“O Design e A Crise” é o tema da palestra gratuita que Gui Bonsiepe, um dos maiores nomes do design mundial, fará na ATEC Cultural.
O designer alemão, que vive atualmente entre Brasil e Argentina, deve comentar as diferentes faces da crise e como abordá-la a partir da perspectiva do design. Sua exposição será seguida de debate com a plateia.
Dois de seus livros (Historia del Diseño en America Latina y el Caribe, organizado por Silvia Fernández e por ele e Design, Cultura e Sociedade, lançado no ano passado aqui no Brasil em português) estarão a venda na ocasião a preços promocionais.
Ethel Leon é a idealizadora da ATEC Cultural e responsável pela sua programação. Ela diz que diante das “dificuldades de montar cursos de fato interdisciplinares na Universidade, a ATEC Cultural pretende estruturar uma programação que sirva de estímulo à produção desses conhecimentos que cruzam fronteiras”.
Um dos modos de se conseguir isso é fazer encontros com Very Important Designers (VID), como será o caso de Gui Bonsiepe, em março.

 

Quem é Gui Bonsiepe

Gui Bonsiepe, 78 anos, é designer formado pela lendária Escola de Ulm, onde também lecionou.
Reconhecido como teórico, Bonsiepe tem larga experiência de projeto, tendo sido responsável por trabalhos de porte no Chile, na Argentina e no Brasil. É doutor honoris causa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, (UERJ, em 2001), pela Universidade Técnica Metropolitana de Santiago, no Chile, em 2005 e pela Universidade Autônoma do México, em 2011.
O reconhecimento como profissional, professor, critico e teórico de design acontece devido à grande contribuição para o desenvolvimento da disciplina e para o campo profissional do desenho industrial e gráfico na América Latina.
Entre os anos de 1968 e 1993, Bonsiepe foi consultor na área de cooperação técnica multilateral para o desenvolvimento industrial no Chile, na Argentina e no Brasil. De 1995 a 1999 foi coordenador acadêmico do curso Master in Information Design da University of the Americas, Pueblas, no México. Atuou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Brasil, entre 1981 e 1999.
Escreveu vários livros, entre eles: Teoria e Pratica del Disegno Industriale (Feltrinelli, 1975, Itália); Diseño Industrial, Tecnologia y Dependencia (Edicol, 1978, México); A Tecnologia da Tecnologia (Edgar Blücher, 1983, Brasil); Dell’oggetto all’interfaccia (Feltrinelli, 1995, Itália); Historia del diseño en America Latina y el Caribe (coordenador com Silvia Fernández, Edgar Blücher, 2008, Brasil) e, mais recentemente, Design, Cultura e Sociedade (Blucher, 2011, Brasil).
Na década de 70, mudou-se para a América Latina. Trabalhou no Chile, na Argentina e no Brasil, onde, além de atuar no CNPq, criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, em Florianópolis (SC), instituto voltado para o aprimoramento do know-how dos professores de design no Brasil e que também presta assessoria em design para as empresas locais.
Atualmente, vive entre a capital catarinense e a cidade de La Plata, na Argentina.
Ainda neste ano, deve ser lançada nova edição revista do seu livro Tecnologia da Tecnologia com prefácio de Darcy Ribeiro.

Posts relacionados

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Alguns fragmentos da história em 5 peças de mobiliário

Além de ter sido um dos principais arquitetos do século XX, Eero Saarinen foi um designer de talento ímpar. Com a Womb, ele atendeu ao…
Ler artigo

Comentários