O charmoso design industrial teve origem logo após a crise de 1920 nos EUA. Na ocasião, as fábricas norte-americanas foram abandonadas, e, aos poucos, as pessoas passaram a utilizar esses espaços como moradias. Dessa forma, nasceu o conceito de loft e, desde então, o padrão ousado, ganhou adeptos por todo o mundo.
Assim, tijolos à vista e tubulações aparentes conferem, ao mesmo tempo, elegância e praticidade aos ambientes. No entanto, não só a funcionalidade e a inovação atraem os seguidores desse estilo. No design industrial, a sustentabilidade pode ser privilegiada através de projetos que valorizem a amplitude, luminosidade e demais características do local.
Pensando nisso, separamos algumas dicas onde é possível aplicar esse estilo tanto a projetos residenciais quanto corporativos. Confira também, quais os benefícios que o design industrial traz a esses ambientes!
Como usar o design industrial para valorizar seu ambiente
Enalteça a ideia da decoração industrial
Em vez de tentar disfarçar as vigas aparentes, o piso rústico ou as paredes sem pintura, que tal valorizar esses elementos? É justamente essa a proposta do design industrial!
As vigas podem compor o ambiente ganhando colorido, ao passo que o piso e paredes rústicas darão personalidade ao local. Além disso, luminárias pendentes também são uma ótima opção para valorizar o pé-direito alto dos ambientes.
Complete os espaços com vasos, quadros e plantas
A altura dessas estruturas também pode ser valorizada com plantas, relógios, quadros e diversos outros objetos. Isso trará vida e um belo contraste ao design industrial.
Saiba equilibrar o ambiente
O cuidado que se deve ter é de não exagerar no apelo. Para isso, a mistura de alguns elementos traz aconchego e harmonia, como a madeira, o vidro e o metal, que causam bons efeitos.
Isso porque, a madeira traz aconchego ao ambiente, enquanto o vidro proporciona leveza e sofisticação. Por sua vez, os móveis de metais conferem funcionalidade ao espaço.
Utilize cores e texturas
É muito comum vermos estruturas industriais nas quais predominam cores frias, como o branco ou tons de cinza. No entanto, utilizar cores vibrantes para dar certo contraste torna o ambiente mais vivo e acolhedor.
Além disso, essas cores podem ser excelentes aliadas para destacar móveis e pontos específicos do ambiente.
Outros benefícios do design industrial
Já falamos sobre a modernidade e praticidade que o estilo industrial confere aos ambientes. Vejamos agora outros benefícios dessa proposta para espaços residenciais e corporativos:
Economia
O design industrial favorece a economia na execução do projeto. Na maioria das vezes, a necessidade de divisórias é menor quando se tem uma estrutura de fábrica. Além disso, esse desenho oferece opções mais baratas também para o acabamento de pisos e paredes.
Dessa forma, um reboco original pode ser descascado, em vez de removido. O mesmo vale para as paredes, nas quais o tijolo aparente passa a ser mais um charme do ambiente.
Versatilidade
O design industrial se encaixa bem em diferentes tipos de projetos. Ambientes rústicos, sofisticados, coloridos ou monocromáticos podem se valer com sucesso desse estilo.
Sustentabilidade
Além de ser versátil, o design industrial favorece os ambientes sustentáveis, e valorizam projetos com:
- Ventilação natural;
- Iluminação natural;
- Vistas amplas, tanto para dentro quanto para fora;
- Elementos ou produtos que utilizam em seu processo de fabricação, materiais renováveis.
Ademais, com os produtos que a Atec comercializa, os materiais são originais e têm alta durabilidade, logo, eles podem ser utilizados em novas propostas de decoração ao longo dos anos. Dessa forma, você ainda consegue reaproveitar móveis e objetos para dar um visual rústico, por exemplo.
Se você achou que o design industrial combina com o seu estilo, veja como a Atec pode auxiliar em seu projeto. Acesse o site ou agende uma visita em nosso showroom, e conheça melhor nosso portfólio!