Buscar

Decoração de verão: o mobiliário ideal para aproveitar a estação com conforto e tranquilidade

Quer aproveitar as coisas boas que a atual estação tem a oferecer? Que tal apostar em uma boa decoração para o verão para tornar o seu lar ainda mais vivo, confortável e prazeroso?

A época mais quente do ano está longe de acabar. Ou seja, ainda dá tempo de adaptar sua casa e de deixar os cômodos mais agradáveis para desfrutar do clima ensolarado. 

Não importa se você ama o calor ou se não gosta tanto assim dele: com as escolhas certas, é possível ter mais frescor e leveza para vivenciá-lo da melhor maneira possível. 

Se você concorda que uma boa decoração para o verão pode valorizar a sua residência entre os meses de dezembro e março, então com certeza veio ao lugar certo.

A seguir, compartilhamos as melhores dicas sobre o assunto. Com elas, você saberá como criar o projeto perfeito ou conseguirá fazer mudanças simples, mas que valorizam toda composição.

No final, também relembramos a importância da decoração em termos de bem-estar e qualidade de vida, independentemente da estação a que ela se destina. Acompanhe. 

Decoração para o verão: Veja as dicas! 

Como citamos acima, uma decoração de verão eficiente é aquela que garante leveza e mais vida aos espaços que você compartilha com a sua família.

Nesse sentido, o caminho ideal é a valorização dos padrões naturais, dos materiais suaves e das cores claras complementadas com tons vibrantes.

Abaixo, listamos algumas dicas para que você consiga aplicar esses detalhes na prática. Confira:  

Use plantas na decoração

As plantas são perfeitas para revitalizar a casa. Seu uso é considerado extremamente versátil na decoração. Ele agrega mais leveza em todo estilo e pode ser usado em toda estação.

Entretanto, é no verão que elas merecem destaque especial. Afinal, seu toque natural contribui para deixar o ambiente mais agradável e refrescante quando o clima está quente. 

 

Como se não bastasse, dedicar-se ao cuidado das plantas é muito agradável. Trata-se de uma atividade relaxante, que pode somar ainda mais ao seu bem-estar.

As possibilidades e combinações são inúmeras. Você pode optar por grandes vasos no piso, por unidades fixadas na parede ou ainda por vasinhos sobre a mesa de canto ou de centro.

Inclusive, não se esqueça de revitalizar o jardim. Quanto mais colorido, melhor. Nos apartamentos, arranjos de vasos verticais na decoração da varanda são as melhores opções.

O principal cuidado é em relação à espécie. Tenha certeza que as plantas escolhidas se adaptem bem ao clima de verão da região em que você mora. 

Tecidos leves

Os tecidos pesados não têm vez na decoração de verão. Afinal, eles só são sinônimo de aconchego e relaxamento nas estações mais frias. 

Se as mantas usadas no outono ou no inverno ainda estiverem no cômodo, é hora de guardá-las por alguns meses. 

Não abra mão dos revestimentos leves, com tecidos mais finos. Eles podem ter tanto estampas neutras quanto mais alegres. Tudo varia de acordo com suas preferências. 

Além de ser uma alternativa que combina visualmente com o verão, ela transforma o ambiente, deixando-o menos “carregado” e mais agradável. 

Primeiro, dê atenção às cortinas. Se elas forem muito grossas, dê preferência a alternativas como o voil ou feitas de materiais naturais. A troca é rápida e faz muita diferença. 

A mesma lógica vale para os tapetes e até para as capas das almofadas. A leveza é regra na decoração de verão, independentemente do estilo do seu projeto. 

Materiais naturais 

Por falar na valorização da natureza e dos padrões mais leves, procure dar prioridade para os materiais naturais na sua decoração de verão

Nos objetos decorativos, entram em cena as fibras, as pedras, a palha, o bambu, a argila, o linho, entre outras opções semelhantes.

Já para os móveis, o destaque é para a madeira com aparência natural ou bruta. Use-a nas mesas e nas cadeiras.

Esses elementos estão diretamente ligados com a estação. Além da beleza única, eles também contribuem para criação de espaços menos pesados e mais receptivos.

Nas residências maiores, você pode colocar bancos de madeira na área externa. Ainda, é possível usar assentos de palha, chaises ou até investir em um pergolado no jardim. 

Para a decoração de casas pequenas, a melhor dica é buscar por modelos de mobiliário de madeira que sejam multifuncionais. 

Use cores claras

Por fim, toda a decoração de verão deve ser baseada em cores claras. Isso vale para a pintura ou para os itens maiores.

 

Nesse sentido, as melhores tonalidades incluem o bege, o gelo, o próprio branco, além dos tons pastéis.

Essas colorações refletem melhor a luz, o que ajuda a afastar o calor. Além disso, a sensação de frescor é inerente a elas. 

O verão é uma estação de cores vivas. Ou seja, elas também não podem ficar de fora da composição. Contudo, seu uso deve ser mais pontual.

Enquanto os tons claros ditam o ambiente, você pode promover uma quebra deles com opções como o vermelho, amarelo ou rosa, seja nos quadros, almofadas, objetos, etc. 

Porque decorar a casa é necessário? 

Se você chegou até aqui, é porque certamente acredita que uma boa decoração de verão não vai simplesmente deixar a sua casa bonita. 

Claro que a estética do ambiente é muito importante e precisa ser valorizada, mas um lar aconchegante não é aquele que visa apenas a “beleza pela beleza”.

A verdade é que um bom projeto ou uma composição harmônica, acima de tudo, valoriza a sua personalidade e transmite ela ao espaço. Essa é uma forma de sentir que ele é realmente seu. 

Quando você enxerga seu estilo pessoal ao seu redor, a tendência é sentir-se melhor em casa e ter vontade de passar mais tempo nela. 

De acordo com o especialista em psicologia da decoração, Glaucus Cianciardi (em entrevista à Casa Vogue), isso proporciona “conforto físico psíquico aos seres humanos”.

Segundo ele, a decoração permite desfrutar dos ambientes de um jeito mais abrangente, pois o desempenho é valorizado se a mesma é coerente ao estilo de vida dos moradores. 

Quando tratamos sobre uma decoração de verão com sua personalidade, isso não minimiza a atuação dos arquitetos ou designers interiores. Muito pelo contrário!

Afinal, contar com um bom profissional, acompanhar as dicas deste artigo ou usar um aplicativo de decoração, por exemplo, é definir os caminhos ideais para materializar a sua personalidade. 

Quando você sabe o que quer e busca por apoio especializado para tornar isso possível, o resultado é um lar muito mais belo, confortável e perfeito para o seu estilo e qualidade de vida. 

Se você procura os melhores especialistas para lhe ajudar e ainda quer ter acesso ao mobiliário que é referência mundial em design, conheça o trabalho da Atec. Nós temos as soluções perfeitas para que você agregue o que há de melhor à sua decoração de verão.

Posts relacionados

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Comentários