A busca por escritórios, apartamentos e casas confortáveis nunca esteve tão em alta, e todas as escolhas de um projeto são decisivas para que os moradores atinjam o aconchego que procuram nos seus lares ou empresas.
Reforçando a valorização do conforto, o portal da CASACOR diz que as principais tendências de arquitetura não são mais guiadas apenas pela beleza e pela assinatura de profissionais consagrados, mas principalmente pela qualidade de vida proporcionada pelos ambientes.
Mas como organizar a decoração e seus elementos para garantir mais conforto e bem-estar no dia a dia? Descubra a seguir.
Ambientes confortáveis, como criá-los?
Para começar a elaboração de ambientes confortáveis, você precisa em primeiro lugar pensar o que significa conforto para você.
O conceito geralmente está associado aos nossos sentidos, como o tato, olfato, visão e audição, bem como aos meios com que eles são estimulados. Contudo, algo que estimula alguém positivamente pode ser diferente de outra pessoa, e isso significa que você deve priorizar seus gostos e padrões favoritos em cada escolha.
Dito isso, um bom ponto de partida é planejar sua paleta de cores. Cada tom transmite uma sensação diferente, e você deve optar por aqueles que mais fazem sentido para o seu espaço.
As cores neutras, como preto, branco e cinza, oferecem aconchego pela sensação de amplitude, sobriedade e frescor.
Outra forma de dar início ao seu projeto é considerando a sensação térmica, pois alternativas que ajudam a aquecer ou resfriar os espaços são ótimas para favorecer o conforto e bem estar.
Por exemplo, caso sua casa ou empresa fique em regiões muito frias, dê preferência a tapetes grossos, cortinas pesadas e até a carpetes. Caso contrário, brises nas fachadas, divisórias de cobogós e até painéis especiais nas janelas são ótimos para controlar a luz e refrescar.
Com as escolhas feitas, o que mais não pode faltar na arquitetura e decoração dos melhores ambientes confortáveis? Confira no próximo item.
O que não pode faltar num ambiente confortável?
O que a maioria das casas confortáveis têm em comum é a priorização de alguns elementos básicos, que possuem estímulos próprios de tranquilidade, aconchego e bem-estar. Os principais deles são:
Madeira
A madeira é uma escolha clássica para quem quer criar um ambiente acolhedor e mais caloroso para as pessoas. Ela pode ser usada em diversos tons, mas aqueles mais escuros elevam a sensação de conforto.
Estofados
Os ambientes confortáveis também são aqueles que nos convidam a relaxar. Complementar o sofá com diversas almofadas é uma ótima escolha, que oferece aconchego e ainda valoriza os padrões utilizados na decoração. O mesmo é válido para os travesseiros posicionados no quarto junto da colcha.
Têxteis
Use e abuse dos têxteis em prol do seu conforto e bem-estar. Coloque tapetes em cima dos pisos e tenha um toque mais quente e macio para pisar. As cortinas também são boas alternativas, sendo que as mais grossas e pesadas são ideais para lugares com cores mais quentes, enquanto as finas e claras são recomendadas para paletas neutras e claras.
Plantas
As plantas são indispensáveis em uma casa confortável. Elas dão ainda mais frescor ao espaço, deixam os ambientes menos secos, purificam o ar e transmitem uma ótima sensação de aconchego. Você pode escolher tanto vasos pequenos quanto grandes, posicionados em pendentes ou sobre prateleiras, optar por trepadeiras, complementar com aquários e fontes e na área externa, entre muitas outras opções. Tudo depende das características do seu projeto, mas as possibilidades são enormes para dar um toque mais natural e até sustentável.
Principais itens de conforto
Agora que tratamos sobre alguns dos itens que não podem faltar em ambientes confortáveis, vamos aos elementos que são os grandes protagonistas na criação dos estímulos promovidos por um bom projeto:
Iluminação
A iluminação em excesso pode ser tão desconfortável quanto a falta dela em algumas situações. Por isso, os jogos de luz e de sombra são muito importantes. Caso você não queira mexer nos focos do teto, procure dar destaque a pontos da decoração com luminárias de piso ou arandelas na parede.
Acústica
O conforto está associado ao sentido da audição. Locais com muito eco ou má propagação sonora também podem ser facilmente melhorados com o uso de tapetes, grandes cortinas e até carpetes. Além disso, o uso de painéis sonoros está se popularizando bastante, e eles podem ser utilizados nas paredes, nas janelas ou de forma móvel, tanto para tratar, quanto para reduzir os sons.
Objetos
Todo projeto de interiores depende de bons objetos decorativos, e isso não é diferente quando o foco da composição é o conforto dos usuários. Outro ponto importante é ter cuidado para que esses produtos não sejam desalinhados da paleta de cores escolhida. Afinal, é isso que cria um estímulo visual positivo no ambiente.
Circulação
O conforto não diz respeito apenas ao aconchego e ao acolhimento, mas também à liberdade. Procure pensar como é seu deslocamento no local, mesmo que ele seja pequeno, e preze por áreas livres para circular. Isso se refere à organização do mobiliário, ao posicionamento das luminárias de chão, à composição das cortinas e todos os outros elementos do projeto.
Exemplos de ambientes confortáveis com pequenas mudanças
Por mais importantes que sejam todos os pontos que destacamos ao longo do artigo, tenha em mente que às vezes o conforto e bem-estar podem estar presentes em pequenos detalhes e mudanças.
Um bom exemplo disso está nos produtos que oferecem o inusitado conceito de luminárias acústicas. São itens que atendem simultaneamente a necessidade dos pontos de foco na iluminação e o do tratamento de som.
Quer entender melhor como certas escolhas são decisivas para ter apartamentos ou casas confortáveis? Então explore o catálogo da marca que é referência em mobiliário de alto padrão. Clique aqui e conheça as soluções das principais marcas mundiais da área, que são representadas oficialmente no Brasil pela Atec.