Buscar

Destaques da arquitetura e design para ficar de olho

Se você procura as melhores inspirações para o seu projeto, nada melhor do que acompanhar as principais tendências nas áreas de arquitetura e design de interiores.

Criar, reformar ou remodelar um ambiente nem sempre é uma tarefa fácil, mas todas as ideias fluem melhor quando temos um ponto de partida bem definido e apoiado por especialistas da área.

Sabendo disso, preparamos este artigo com alguns dos melhores destaques de design e arquitetura para guiar as escolhas feitas na sua casa ou na sua empresa. Acompanhe.

Primeiro: qual a diferença entre arquitetura e design de interiores? 

Antes de tratarmos sobre as tendências de cada área, é importante relembrar qual a diferença entre arquitetura e design de interiores.

De maneira geral, ainda que a arquitetura também tenha um olhar estético, seu foco é mais estrutural e estratégico. 

Ou seja, trata-se de um segmento que lida com construções do zero ou que adiciona novas estruturas para atender às necessidades dos usuários. Inclusive, apenas os arquitetos e engenheiros têm habilitação para fazer alterações nos ambientes, como na construção ou demolição de paredes.

Por sua vez, o design de interiores é focado apenas em ambientes internos, para que os locais proporcionem o máximo de funcionalidade, conforto, estética e bem-estar às pessoas. 

Seguindo normas técnicas e padrões ergonômicos, a área visa promover espaços mais coerentes, seja em termos de usabilidade e estética, ou de acústica, temperatura, harmonia, iluminação, e assim por diante.

Por que uní-los é tão importante? 

Agora que você já sabe a diferença entre arquitetura e design de interiores, vamos às correlações que existem entre as duas áreas. 

Normalmente, para garantir a melhor experiência dos usuários de uma residência ou de um espaço de trabalho, um designer propõe mudanças nos móveis, na organização dos itens, na disposição da iluminação, entre outros elementos semelhantes.

Contudo, também é comum que os profissionais da área tragam modificações no layout do local. Isso porque, às vezes a retirada de uma parede, a instalação de uma janela, a abertura de um nicho, ou outra adequação parecida, pode ser decisiva para melhorar o ambiente interno em questão. 

Nessas situações, o arquiteto entra em cena para interferir na parte estrutural, pois só ele pode lidar com mudanças do tipo, graças ao seu registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo e respectiva assinatura do Registro de Responsabilidade Técnica da obra. 

Ou seja, para valorizar e otimizar os espaços internos da sua casa ou da sua empresa, é imprescindível ter um olhar sobre o seu design para que se garanta o melhor em termos de organização, conforto e usabilidade. Contudo, isso muitas vezes exige uma abordagem estrutural, que deve complementar interferências arquitetônicas junto ao projeto. 

Destaques e tendências da arquitetura para ficar de olho

A área da arquitetura está seguindo premissas cada vez mais alinhadas ao estilo de vida contemporâneo, que é voltado a valores como a inclusão das pessoas aos seus espaços de convivência, à preocupação com a sustentabilidade e ao foco na qualidade de vida. 

Espaços mais abertos

Há anos a noção de open space se popularizou nos projetos corporativos e residenciais, e sua capacidade de tornar os ambientes mais fluidos tende a permanecer por muito tempo.

Isso porque, suas vantagens incluem uma melhor funcionalidade, maior integração e circulação, tornando os espaços mais dinâmicos e flexíveis.

Luminosidade em alta

Por falar em iluminação, todos sabem como a luz natural pode ser estimulante e revigorante, tornando qualquer ambiente muito melhor em termos de convivência. 

Além disso, ela melhora a eficiência dos espaços e favorece a  economia de energia. 

Variedade de cores e texturas

Ainda nos revestimentos, são eles que levam a noção de diversidade para dentro das casas e das empresas, complementando o chão e as paredes com diversas possibilidades de inserções.

A fim de tornar os espaços mais dinâmicos e estimulantes, diferentes cores, formatos e texturas ganham protagonismo para criar sensações e aguçar o espírito criativo.

Arquitetura e design - cadeira Series 7 em diferentes cores
A Series 7 é uma cadeira leve e empilhável e oferece uma variedade de opções de cor.

Isso pode ser refletido desde o aconchego oferecido por revestimentos em madeira, até a sobriedade do cimento polido, a calmaria das pedras naturais e a diversão dos pisos coloridos.

Projeto de arquitetura peculiar da Amazon, surpreende!

Para aguçar suas inspirações na arquitetura, vamos falar sobre o projeto surpreendente que a Amazon divulgou para a sua segunda sede norte-americana, em um campus de quatro prédios na cidade de Arlington, no estado da Virgínia. 

Três dos edifícios terão 22 andares cada para receber os trabalhadores da empresa. Nos espaços entre eles, serão criadas áreas de convivência com opções de serviços e de lazer, como lojas, food trucks, restaurantes, praça, pista de corrida para cães, além de um estacionamento para cerca de 950 bicicletas. 

Contudo, o que mais chama atenção é o prédio com estrutura nada convencional que ficará no meio de todo o complexo. Chamada de “Hélice”, a torre é revestida de vidro e praticamente toda coberta por árvores. 

O nome vem do formato, que remete a uma dupla hélice em movimento. Sua altura deve chegar a 100 metros. Inclusive, o design remete bastante às três esferas de vidro com diversas plantas e elementos naturais no entorno, que ficam na sede da Amazon de Seattle (Washington) e provavelmente serviram de inspiração para o novo projeto.

Arquitetura e design - Sede Amazon
A ideia é que a parte interna da “Hélice” traga diversos ambientes de trabalho alternativos para os colaboradores da empresa.

Além disso, espera-se que o local seja aberto para o grande público, por meio de passeios guiados aos finais de semana.  

O projeto do campus deve comportar aproximadamente 13.000 funcionários e demandar investimentos totais de mais de 1,5 bilhões de dólares.

Últimas tendências do design 

A arquitetura e o design de interiores foram bastante impactados pelas mudanças no estilo de vida vividos desde o início da pandemia, mas a segunda área teve influências ainda maiores, já que diz respeito ao modo com que as pessoas interagem com os locais onde convivem. 

Decoração maximalista

Fazendo um contraponto às tendências minimalistas da arquitetura, o design maximalista procura elevar a sensação de que nossas casas (ou mesmo os ambientes de trabalho) são verdadeiros refúgios em nossas vidas. 

Assim, a noção de amplitude é favorecida por paredes de grande escala e elementos maiores que elevam a percepção dos usuários quanto aos locais em que estão inseridos.

Além disso, para dar a impressão de que os ambientes são ainda maiores, elementos como estantes, luminárias, assentos, entre outros, são inseridos em tamanhos menores, fazendo contraponto com grandes paredes e tetos mais elevados.

KAISER Lamps
As KAISER Lamps são feitas em aço e latão e as cúpulas são pintadas à mão com acabamento brilhante. O design, apesar de simples,  agrega elegância a qualquer ambiente.

No mesmo sentido, a pintura das paredes pode criar contrastes de tons com os móveis e papéis de paredes, fugindo dos tons básicos para criar diversas camadas que aumentam o dinamismo do projeto.

Paletas primárias, porém ousadas

Outra forma de explorar as camadas do ambiente interno, e ainda agregar uma abordagem artística à decoração, é aliar uma paleta suave a duas ou mais cores primárias. 

ambiente home office
Junto de móveis de madeira e elementos básicos, como tapetes de juta natural, esses tons fazem com que cada peça se destaque, ganhe protagonismo e tenha muito mais personalidade.

Uma boa pedida é inserir uma lâmpada em um ponto de referência no espaço, para dar mais cor aos cantos neutros, tornando-os mais vivos, vibrantes e destacados. 

Móveis esculturais

Por falar no protagonismo do mobiliário, os produtos com padrões culturais e artísticos agregam mais personalidade aos projetos, fazendo com que sua usabilidade seja somada à beleza e que torna cada espaço ainda melhor de se estar.

Em geral, opta-se por móveis com formas orgânicas ou elementos bem torneados, que são aliados a cores neutras para que ganhem mais destaque. Além disso, como citamos acima, a iluminação pode ser voltada a esses objetos, para que se tornem ainda mais destacados. 

Noguchi Table
Criada pelo escultor Isamu Noguchi, a Noguchi Table se distingue pela união entre arte e móvel.

No mesmo sentido, vasos e móveis curvos reforçam a noção artística com mais movimento, assim como a cerâmica pode tornar essa visão mais clássica e fica perfeita quando agrupada em uma prateleira ou atrás de vidros. 

Designers criam cabana de madeira portátil! 

Apesar de ser voltado aos interiores de casas e de escritórios, os projetos de design nem sempre precisam ser fixos, como provam as designers Anna Busch e Monika Binkowska.

Por meio do Projekt Datscha, ambas criaram uma casa compacta de madeira sobre rodas, voltada especialmente para pessoas que gostam de conceitos minimalistas e gostam do contato com a natureza.

cabana de madeira portátil no campo
Além de oferecer um espaço confortável, bem equipado e muito aconchegante, a cabana pode ser facilmente transportada por meio de seu reboque.

A ideia foi criar uma edificação pré-fabricada, que ao mesmo tempo conseguisse ser exclusiva e personalizável aos seus usuários. 

O grande desafio, além da estrutura de madeira capaz de suportar ventos de até 120 km por hora durante a movimentação, foi garantir que a casa de 4m de altura e 2,55m de altura conseguisse comportar todas as funcionalidades desejadas. 

Por isso, o interior de 18 metros quadrados possui algumas soluções como uma mesa dobrável sob medida e um sofá-cama, com a economia de outros mobiliários adaptáveis para que todo o projeto não perca sua praticidade.

Toda a área de estar principal é composta por um mezanino, cozinha e banheiro equipado com banheira. Além disso, a casa tem sistema de aquecimento inteligente infravermelho e caldeira de água. 

Longe da rede de energia, a residência ainda funciona com seu fogão a álcool e seu banheiro por compostagem, que é totalmente livre de odores. 

Em termos estéticos, foram priorizadas cores mais claras e vivas, que se integram aos ambientes naturais de maneira mais harmoniosa. Além disso, a luz natural é favorecida por meio de grandes janelas e abertura no telhado. 

A casa pode ser alugada desde 2021 no hemisfério norte, e acomoda até quatro pessoas confortavelmente, ainda que a composição ideal seja para apenas um casal.

Arquitetura e design presentes na marca Herman Miller e Fritz Hansen

Se o foco do design de interiores é criar ambientes que sejam ao mesmo tempo funcionais, confortáveis, esteticamente agradáveis e alinhados às necessidades dos seus usuários, é a escolha dos móveis que garante que essas necessidades sejam atendidas.

No mesmo sentido, sempre que uma transformação arquitetônica é necessária, muitas vezes a ideia é garantir que os elementos do mobiliário encontrem o espaço adequado para que sejam dispostos de forma a favorecer sua utilização dentro dos melhores padrões possíveis.

Dito isso, é evidente que a escolha dos melhores produtos faz toda a diferença para que um projeto seja bem-sucedido, e nesse sentido, você pode encontrar tudo o que precisa para valorizar a sua casa ou empresa nas fabricantes que são referências mundiais em design. 

Marcas como a Herman Miller e a Fritz Hansen há décadas desenvolvem extensas pesquisas e novas tecnologias para valorizar a vida de seus clientes, por meio de móveis mais ergonômicos, sustentáveis, de excelente funcionalidade e capazes de transformar espaços inteiros.

Aliando sua ampla experiência, processos inovadores e a visão dos maiores nomes da história do design, essas empresas foram responsáveis por conceitos muito à frente de suas épocas, que atualmente ditam como o mobiliário e a composição de um projeto devem ser.

Isso pode ser percebido desde a inovadora moldagem contínua de madeira da célebre Eames Molded Plywood, criada pelo famoso casal Charles e Ray Eames em 1940, até na forma oval altamente ergonômica e convidativa da Poltrona Egg, que foi criada por Arne Jacobsen em 1959 para o lobby do icônico SAS Royal Hotel em Copenhague, na Dinamarca. 

Incontáveis outros casos ainda poderiam ser mencionados, mas se você quer valorizar e obter o melhor do seu projeto, não deixe de conhecer os itens que mais inspiram os trabalhos dos principais arquitetos e designers do mundo. 

 

A Atec é a representante oficial da Herman Miller e da Fritz Hansen no Brasil. Clique aqui e conheça os móveis que vão revolucionar suas inspirações sobre a arquitetura e design de interiores. 

Posts relacionados

Bill Stumpf e a centralidade da ergonomia

Melhorar, de forma significativa, a realidade das pessoas que trabalham muitas horas sentadas em uma cadeira de escritório foi o grande objetivo de Bill Stumpf,…
Ler artigo

 Designers, estampas e tecidos

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas,…
Ler artigo

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Comentários