Buscar

Como criar ambientes integrados pequenos

Você tem pouco espaço disponível na sua casa ou no seu apartamento? A resposta para garantir um melhor aproveitamento do seu projeto pode estar nos ambientes integrados.

Os imóveis construídos atualmente contam com metragens cada vez mais reduzidas. Isso exige soluções inteligentes para aproveitar ao máximo o que eles têm a oferecer.

Além disso, as pessoas nunca prezaram tanto pela funcionalidade de seus lares. A regra agora é ter tudo sempre à mão e evitar complicações, para ter conforto no dia a dia. 

Não por acaso, uma publicação especial da Casacor colocou os ambientes integrados entre as maiores tendências de decoração da última década (e ainda os abordou como destaque na última edição do evento, que é a maior mostra de arquitetura das Américas). 

Mas afinal, por que os pequenos ambientes integrados são tão vantajosos? Quais cuidados priorizar na hora de criá-los? Descubra os principais detalhes sobre o assunto a seguir.

Como criar ambientes integrados pequenos?

Os ambientes integrados podem fazer parte de todo um projeto ou serem direcionados a apenas uma parte do imóvel. 

Normalmente, a privacidade dos quartos e dos banheiros é mantida, enquanto outros cômodos são unidos entre si.

O mais comum é integrar a sala de estar com a de jantar, uma das salas à cozinha ou até mesmo um espaço interno com a sacada. Contudo, nada impede que tudo seja feito junto e converse entre si. 

Egg-atec
Especialmente nas pequenas residências, quanto maior a integração, melhor é o aproveitamento do espaço, a funcionalidade e a circulação.

Independentemente das suas escolhas, todos os ambientes integrados dependem de alguns cuidados no projeto. Os principais são:

Combinando cores

As cores são peças fundamentais da arquitetura. Além de refletir a personalidade dos proprietários, seus diferentes tons provocam as sensações que definem o conforto da casa. 

No caso dos ambientes integrados, a coloração pode servir tanto para delimitar visualmente quanto para unir os cômodos de forma mais fluida.

Como a ideia é unir os locais para valorizar o espaço da casa pequena, o ideal é manter a continuidade por meio de bases neutras em todos eles. 

A partir da tonalidade de base comum, cada ambiente então deve agregar novas cores em menor quantidade, fazendo com que tenham sua própria personalidade. 

combinando-cores
O ideal é que os novos tons estejam em elementos pontuais. Por exemplo, na decoração, em pequenos detalhes da pintura e nos móveis.

Decoração

Por falar na decoração, ela é protagonista nos ambientes integrados. Afinal, é ela que delimita os espaços sem comprometer sua união. Sendo assim, na hora de escolher as peças, procure agregar uma identidade própria para cada cômodo

Enquanto a base neutra da pintura vai dar a continuidade de toda casa ou apartamento pequeno, os objetos, quadros, vasos e demais elementos decorativos vão ditar a caracterização de cada local

Setorizar

Por meio da base neutra e da delimitação feita com os elementos decorativos, você poderá setorizar os diferentes espaços enquanto eles se mantém perfeitamente integrados.

Contudo, é preciso ter cautela para que a mudança entre um local e outro não seja muito brusca e nem comprometa sua união.

Outra forma de setorizar os ambientes integrados pode ser através do mobiliário. Uma mesa entre a sala e a cozinha, por exemplo, já garante uma divisão pontual que não afeta sua integração.

O mesmo vale para estantes entre os cômodos, móveis multifuncionais como mesinhas com rodas que podem ser usadas em diferentes espaços, divisórias móveis e assim por diante.

Conheça as vantagens desse ambiente 

Além dos pontos que citamos na introdução, os ambientes integrados também são ideais para atender a outras demandas da vida contemporânea. Entre os benefícios mais significativos, destacam-se:

Mais aconchegantes

Ambientes integrados têm um uso mais fluido. Além disso, a aproximação dos espaços os torna mais aconchegantes. As próprias pessoas podem interagir melhor entre si (quem está na sala de jantar pode conversar com outra pessoa que prepara algo na cozinha, por exemplo).

Melhor circulação

Sem nenhum obstáculo entre os espaços, sua circulação é favorecida. Isso não vale apenas para os moradores, mas para o próprio ar e para a luz. O resultado é um local mais fresco, bem arejado e iluminado. 

Otimização do espaço

Pequenos ambientes integrados são significativamente otimizados. Afinal, cada setor do projeto fica melhor aproveitado. Dessa forma, as pessoas podem usar o melhor de cada cômodo, circular tranquilamente e aproveitar ao máximo cada canto de suas casas.

Se você gostou de saber mais sobre a integração de ambientes, não deixe de conhecer o trabalho da Atec. Atuamos ao lado das maiores e melhores marcas do mundo, promovendo o que há de melhor no design original para valorizar o seu lar. 

Posts relacionados

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Comentários