Buscar

Ambiente minimalista: como aplicar esse tipo de decoração?

Um ambiente minimalista é aquele pautado na disponibilidade e aproveitamento de espaços. Além disso, também foca na funcionalidade de seus elementos e na sobriedade das suas composições.

Oriundo dos movimentos culturais, artísticos e científicos da década de 60, ele é muito popular nos dias de hoje e vem ganhando cada vez mais espaço nos conceitos de decoração. Sejam eles residenciais ou empresariais.

No minimalismo, decorações extravagantes e atmosferas “carregadas” são substituídas por elementos mais práticos e móveis com funções bem definidas em cada cômodo.

Não é exagero afirmar que a simplicidade e a funcionalidade são os elementos-chave de um ambiente minimalista. Mas você sabe como aplicar esse tipo de decoração?

Confira os principais detalhes sobre o assunto a seguir!

Por que optar por um ambiente minimalista?

Antes de nos aprofundarmos entre as melhores formas de compor um ambiente minimalista, é importante reforçar os seus principais benefícios e como eles impactam os espaços. São eles:

  • Garantia de espaços mais funcionais, eliminando o acúmulo de itens desnecessários e priorizando o conforto e a usabilidade;
  • Valorização da qualidade das peças, com poucos e melhores móveis no lugar de diversos elementos com padrão menos elevado;
  • Ambientes tornam-se mais versáteis, com menos itens decorativos e cores mais sóbrias que podem ser facilmente combinadas com diferentes elementos;
  • Estilo de decoração sem peças rebuscadas. Um ambiente minimalista garante um décor moderno, sóbrio e elegante;
  • Limpeza facilitada, já que contém poucos e excelentes móveis, bem como a maior amplitude do espaço disponível, que favorecem e agilizam a manutenção do local.

Como o ambiente minimalista é expressado no mobiliário?

Como mencionamos anteriormente, um ambiente minimalista é aquele que tem poucos elementos. Portanto, o mobiliário que faz parte dele precisa ser versátil e extremamente funcional.

Para que você entenda melhor o conceito, elencamos alguns exemplos de móveis perfeitos para diversos tipos de decorações minimalistas. Em muitos deles, é possível perceber a influência do design Escandinavo e do design Industrial, que se baseiam no minimalismo para priorizar linhas retas, cores neutras e mais funcionalidade. Confira:

Kaiser Idell Pendant

A Kaiser Idell Pendant se baseia em uma cúpula de aço e latão pintada à mão com acabamento brilhante. Os elementos cromados da luminária consistem em latão polido à mão e solda de prata.

Trata-se de um elemento versátil, funcional e de visual inconfundível, oriundo da consagrada escola Bauhaus.

Lune

O sofá Lune conta com um sistema modular e funcional que garante possibilidades ilimitadas, seja para apenas dois lugares, de canto ou em L, com opção de chaise. Já o conforto é garantido pelo revestimento do estofado, que é preenchido com penas de ganso. 

Sua funcionalidade é aliada ao seu visual sóbrio e inconfundível, de estética nórdica e desenho espanhol.

Privacy Panels

Versáteis, minimalistas e muito eficientes, os painéis sonoros Privacy Panels da USM são excelentes para ambientes empresariais, mas também podem ser usados em casa, no home office.

Eles representam uma solução prática e flexível para configurar estações de trabalho.

Os painéis dividem áreas privadas, de acordo com cada necessidade de uso e garantindo máximo desempenho acústico. 

Cast

Os revestimentos Cast são perfeitos para qualquer ambiente minimalista, pois são inspirados em materiais naturais e em estilos com paletas de cores neutras, que trabalham juntas e agregam mais valor a qualquer ambiente.

Além disso,pisos vinílicos garantem que os locais sejam mais confortáveis e contribuem para o seu desempenho térmico e sonoro.

Viu como as características do mobiliário são protagonistas na composição de um ambiente minimalista? Muitos outros exemplos ainda poderiam ser mencionados, mas esses demonstram bem como são os móveis que ditam os padrões do minimalismo e garantem seus benefícios aos usuários.

Quais as melhores maneiras de desenvolver um ambiente minimalista?

Como você notou até aqui, um ambiente minimalista conta com características muito próprias, baseadas principalmente na simplicidade, funcionalidade e estética sóbria dos seus elementos.

Para que você não erre na hora de apostar no minimalismo para a sua decoração, procure priorizar as seguintes dicas:

  1. Desapegue de objetos sem uso

Lembre-se de que o minimalismo se baseia no uso de poucos móveis, que devem ser funcionais e cumprir uma função específica no ambiente.

Isso significa que, caso você goste de acumular diversos itens e objetos decorativos, a melhor opção para o seu projeto é o desapego. Ainda, procure manter apenas o que é útil para o seu dia a dia e para o local, trocando e abrindo mão de tudo aquilo o que não é utilizado com frequência.

       2. Evite excessos

No mesmo sentido da dica anterior, evite ao máximo que seu ambiente tenha excessos. Os móveis devem ser fáceis de manter e limpar, seu uso deve ser prático e não ocupar muito espaço.

Utilize a máxima “menos é mais” e não sobrecarregue o local com muitos itens, priorizando a circulação, os espaços vazios e apenas aquilo o que realmente agrega valor em termos de usabilidade.

       3. Priorize a limpeza

O objetivo do minimalismo é garantir conforto visual, sobriedade e relaxamento aos usuários, evitando que locais sobrecarregados e com excessos afetem as percepções humanas.

ambiente clean - minimalismo
Assim, se espaços livres e sóbrios são prioridade, a limpeza também é um cuidado central, já que superfícies limpas contribuem para a tranquilidade e a fluidez do uso do ambiente.

      4. Foque na praticidade

Além de funcionais, os itens do mobiliário também precisam ser práticos. Isso significa que cada móvel precisa ter uma função delimitada, mas ser adaptável conforme as diferentes necessidades dos usuários. Com linhas bem definidas e versatilidade para se adaptar de acordo com cada uso, os móveis da USM são excelentes exemplos desse conceito.          

Gostou de conhecer as principais características do minimalismo? Quer ter acesso aos móveis que citamos acima e ainda descobrir como escolher as opções ideais para o seu projeto?

Então confira as melhores opções que a Atec disponibiliza para o seu ambiente minimalista! Temos um time completo de especialistas pronto para lhe auxiliar na elaboração do seu ambiente residencial ou empresarial. Acesse o link e saiba mais! 

Posts relacionados

Bill Stumpf e a centralidade da ergonomia

Melhorar, de forma significativa, a realidade das pessoas que trabalham muitas horas sentadas em uma cadeira de escritório foi o grande objetivo de Bill Stumpf,…
Ler artigo

 Designers, estampas e tecidos

Embora pouco reconhecido, o papel das criações têxteis na história do design é fundamental. Alguns dos mais importantes criadores de mobiliário desenharam também estampas magníficas,…
Ler artigo

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Comentários