Ronan and Erwan Bouroullec

Escritório/Estúdio

Ronan & Erwan Bouroullec Design
Paris, França

Prêmios/Reconhecimento

2011 Prêmio Compasso d'Oro ADI, cadeira Steelwood, 2011
2011 Prêmio Designer do ano da Now! Maison & Objet, Paris, 2011
2010 Prêmio Danish Design, Copenhagen, 2010
2009 Prêmio International Contemporary Furniture Fair (ICFF) por móveis de exteriores, cadeira Vegetal, 2009
2008 Prêmio Finn-Juhl Prize, Copenhagen, 2008
2008 Prêmios Red Dot Design "Melhor dos Melhores" pelo escritório Worknest e pela coleção Facett, 2008, 2005, respectivamente
2002 Designers do ano, Salon du Meuble, 2002
1999 Prêmio New Designer, ICFF, New York, 1999
1998 Prêmio Grand Prix du Design, Paris, 1998

Ronan and Erwan Bouroullec

Ronan e Erwan Bouroullec cresceram no interior da França e mudaram-se para Paris após completarem seus estudos. Como parceiros no design desde os anos 90, os irmãos valorizam o que o relacionamento deles traz ao trabalho.

"O fato de que podemos discutir tudo um com o outro de forma aberta e honesta é importante, porque muitas vezes a criatividade não vem de um ponto de vista racional, mas sim, emocional", diz Erwan. "É sobre encontrar um certo equilíbrio ou caráter quando você está à procura de soluções para os problemas que são difíceis de resolver."

Eles sentem que o processo de design em si é semelhante a qualquer das artes, porque é sobre o uso de seus talentos para fazer algo que as pessoas gostem e apreciem. "Como um guitarrista que usa apenas seis cordas para criar algo maravilhoso, uma costura no lugar certo em uma almofada traz uma beleza verdadeira a ela", diz Erwan.

Um dos seus objetivos ao criar o grupo de mobiliário Steelwood para a Magis era encontrar uma alternativa acessível ao plástico, que dominava os assentos europeus na época. "Precisávamos reduzir a complexidade da montagem em madeira, então mantivemos nosso projeto simples", diz Ronan. "E queríamos algo que pudesse agradar a todos — homem, mulher, rico, pobre — algo que diria para as pessoas: 'Eu sou um objeto bonito, bem-construído, que vai durar um longo tempo, e envelhecer muito bem com você.' Não apenas algo que usem, mas que estão felizes de ter ao seu redor."

Ao projetar a cadeira Osso para a Mattiazzi, "Nossa intenção era deixar a sensualidade da madeira se expressar", diz Erwan. "A cadeira convida as pessoas a tocá-la ou até mesmo acariciá-la, já que é extremamente esculpida e polida."

Os dois dão créditos aos designers do passado por proporcionar a base sólida para o trabalho deles. "Para mim, o design contemporâneo fica no topo de duas colunas enormes: uma foi criada pelos designers americanos como Eames, que era tão inovador nas décadas de 40 e 50, e cujo uso da tecnologia teve um impacto tão incrível", diz Erwan. "E a outra coluna é composta pelos designers italianos dos anos 70 e 80, que criaram toda uma nova tipologia para a vida moderna."

Os Bouroullecs têm colaborado com inúmeros fabricantes de mobiliários e produtos de consumo ao redor do mundo, incluindo Vitra, Kvadrat, Kartell, Alessi e Cappellini.

Seus projetos também fazem parte de muitas coleções em museus internacionais, como o Musée National d'Art Moderne - Centre Pompidou e o Musée des Arts Décoratifs em Paris, o Museu de Arte Moderna de Nova York, o Instituto de Arte de Chicago, e o Museu de Design em Londres.