Observatory

Observatory

Ayako Takase e Cutter Hutton iniciaram seu diálogo sobre design quando se conheceram como estudantes na Rhode Island School of Design em Providence. Cada um tinha uma voz única que apareceu em seus respectivos projetos de design. Os designs de Takase expressavam a riqueza simples do Japão, enquanto os designs de Hutton expressavam sua natureza inteligente e pragmática.

Suas vozes começaram a se harmonizar em 2001 quando fundaram seu estúdio, que mais tarde ficou conhecido como Observatory. A filosofia deles é que um bom design pode criar uma conexão emocional entre objeto e indivíduo. "Há muito trabalho analítico no design", segundo Hutton. "Mas também existe um aspecto emocional que pode ser oferecido somente por meio da intuição e da experiência. O processo é uma mistura de razão e intuição."

"Quando estou projetando, eu sempre penso nas pessoas que usarão os produtos", afirma Takase. "Eu me sinto responsável por proporcionar a elas o que elas desejam e precisam, não necessariamente o que esperam. A interação humana me atrai, não apenas a criação pela criação", ela comenta.

Takase diz que projetar um design é como cozinhar. "Há muito cuidado e amor envolvidos", ela afirma; ocasionalmente, há uma disputa entre chefs. "Ambos temos vozes de design únicas", diz Hutton, "portanto, há momentos em que precisamos trabalhar para convencer o outro de algo, e o resultado final é uma harmonia muito mais interessante. O produto final é um design mais forte".