Nitzan Cohen

Escritório/Estúdio

Studio Nitzan Cohen
Munique, Alemanha

Nitzan Cohen

Quando criança, crescendo em um kibutz em Israel, Nitzan Cohen disse que seu presente de aniversário predileto foi um conjunto LEGO — não apenas o normal, mas o conjunto técnico. "Foi como gastei todo o meu tempo no inverno", lembra.

Essa foi a sua primeira pista de que o design poderia ser uma boa escolha de carreira. Depois de se formar na academia de design em Eindhoven, na Holanda, passou muitos anos como designer e líder de projeto no Konstantin Grcic Industrial Design, em Munique. Em 2007, fundou seu próprio estúdio multidisciplinar, onde ele e sua equipe trabalham em uma variedade de projetos, que vão desde utensílios domésticos até espaços de exibição, para clientes como BMW-Group, Diesel, Mattiazzi e Bree.

Cohen diz que adora trabalhar em móveis, especialmente cadeiras, porque "elas se relacionam mais com o corpo, existe uma relação constante com as pessoas, e realmente não há limites ao projetá-las: você pode fazer coisas com uma cadeira que nunca poderia fazer com qualquer outro objeto. Em termos de escala, caráter e traços, uma cadeira é muitas vezes a parte mais 'explícita' da sala".

Quando a Mattiazzi se aproximou pela primeira vez dele a respeito da criação de uma nova cadeira para café, Cohen iniciou da mesma forma como faz com tudo em que trabalha: com muitas perguntas. "Você tem que perguntar a si mesmo, qual será o caráter desta cadeira? Ela será 'forte' ou mais tímida? Você tem que encontrar o seu DNA. E, é claro, deve-se sempre considerar a tecnologia: O que podemos fazer com a tecnologia que temos disponível?"

O resultado possivelmente surpreendeu até mesmo ele: duas versões da mesma cadeira: He Said/She Said. "Eu pensei no cenário clássico de um café: moça encontra rapaz, rapaz encontra moça; sentados em duas cadeiras em uma pequena mesa redonda, ele diz algo, ela diz algo ... e dei o nome à cadeira com isso em mente."

Cohen claramente gosta de seu trabalho e sente que não importa qual seja a pergunta: ele e o seu estúdio encontrarão a resposta. "Eu nunca diria que é a melhor ou a única resposta, mas é a nossa resposta, e isso me deixa muito orgulhoso."