Nicholas Dodziuk

Escritório/Estúdio

CDS
New York City

Prêmios/Reconhecimento

2006 "Best of Year (BOY) Award" em Design de Interiores pelo Ambiente '05, B&B Itália
2001 "Best of Show" no Tokyo Designer Block pelo trabalho com a Covo

Nicholas Dodziuk

Como tantos outros designers, Jeffrey Bernett e Nicholas Dodziuk adoram um desafio. E o desafio representado pela linha Canvas Office Landscape da Herman Miller era particularmente intrigante: incorporar duas linhas Herman Miller que já existiam, a Vivo e a Intent, junto com alguns componentes de armazenamento Meridian, para criar um "kit de peças" coeso para espaços de trabalho individuais, que vão de escritórios particulares a plantas livres.

Bernett e Dodziuk eram a equipe ideal para realizar a tarefa. Os dois trabalharam juntos por muitos anos na CDS e suas experiências incluem uma grande variedade de projetos, como assentos para aviões e o design gráfico de bens de consumo. E os dois adoram trabalhar com móveis.

Segundo Bernett, em qualquer projeto, "o usuário final deve vir em primeiro lugar: Quem vai usar ou querer isto e por quê? Claro que também há critérios de desempenho; e então a pergunta passa a ser: Como vamos fabricar o que estamos criando?"

Os dois designers sempre se interessaram pelo funcionamento das coisas. Bernett conta que se "sentia em casa dentro de uma oficina quanto tinha 10 anos de idade". Dodziuk afirma que herdou dos pais — seu pai era matemático, e a mãe, artista — os genes que lhe permitem usar os dois lados do cérebro.

"Com móveis, os problemas são complexos, mas as soluções são simples", diz ele. "E acho que quem trabalha com móveis tem grandes chances de afetar a qualidade de vida das pessoas; afinal, elas passam 8-10 horas por dia, cinco dias por semana, dentro de um escritório".

Bernett e Dodziuk já viajaram muito, o que influenciou a maneira como abordagem o design. Estudar pessoas — como pensam, se comportam e interagem — é fundamental para o processo.

"Acredito que o design nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e a nos conectar um com o outro", comenta Bernett. "Os melhores produtos antecipam e definem necessidades e comportamentos futuros e, em última análise, proporcionam equilíbrio, harmonia e simplicidade para nossas vidas complicadas".

Também acha que é importante refletir sobre o passado. "Assim como a arquitetura e a arte, o design é parte de um contínuo; e podemos aprender com aquilo que é feito por outros".

Dodziuk, professor da Parsons Design School, conta que incentiva os alunos a "colocar algo novo na mesa, desafiar pressupostos e procurar um limite para ultrapassar. É assim que se progride".

Eles definitivamente progrediram — e criaram um ambiente de escritório inteiramente novo — com as soluções inteligentes e práticas encontradas para a linha Canvas.