Mark Goetz

Prêmios/Reconhecimento

1993 Institute of Business Designers Award for seating
1996 Best of NeoCon Gold Award for seating and tables
1996 IIDA Apex Award for seating
1998 Best of NeoCon Gold Award for occasional tables
2000 Best of NeoCon Gold Award for seating
2000 Chicago Athenaeum's Good Design Competition

Mark Goetz

As pessoas sentem-se próximas de sua mobília. Elas se apegam. "Por isso o meu objetivo é projetar mobília que combine com o estilo da pessoa", Mark Goetz diz. "Eu quero que até mesmo os móveis de escritório sejam tão pessoais quanto qualquer objeto que alguém possua em casa".

"É claro que a mobília deve resolver um problema", afirme Goetz, "mas isso é só a metade da missão de um designer. Você pode viver com uma boa solução e não gostar muito dela. Os objetos deveriam ser adorados e desejados tanto quanto eles produzem solução".

Goetz projeta objetos adorados e desejados desde 1986, após se formar no Pratt Institute na cidade de Nova York. Em 1988, ele fundou a TZ Design em New York e criou produtos infantis para a Marimekko, mochilas e bolsas para a Le Sportsac, itens de mesa para a Crate & Barrel e cristais para a Steuben.

Ele também projetou uma variedade de produtos para o setor de mobília corporativa, inclusive mesas, armários, e mais de 60 cadeiras. Suas peças equipam a sede corporativa do Chicago Bulls, do Kennedy Center em Washington e do escritório do reitor da Universidade de Harvard.

Para a Herman Miller, Goetz projetou a Aside guest chair e o Goetz sofa—dois produtos que parecem vastamente diferentes embora contenham temas semelhantes. "Tento dar às coisas uma expressão calma e reservada de forma que elas sejam apropriadas para uma variedade de ambientes" ele diz. "Mas eu também tento criar formas interessantes que as pessoas realmente gostem—algo novo e atual".

Ele diz que o sofá foi um "desafio intimidante" por ser parte da Coleção de produtos clássicos, domésticos e de escritório, da Herman Miller que define o design do século 20. "Se eu estivesse sentado em uma sala com Eames, Nelson, e Noguchi", diz, "e estivéssemos falando sobre design, eu tentaria ouvir mais e falar menos. Ao projetar o sofá, assumi esse papel, tentando entender as qualidades da coleção que o torna tão maravilhoso. Eu queria criar algo que repercutisse na coleção e respeitosamente agregasse valor a ela".

Da mesma forma, a Aside chair assemelha-se com as tradicionais cadeiras de convidados, mas acrescenta conforto sem igual e um visual liso e contemporâneo que complementa uma série de cadeiras de escritório.

Acima de tudo, "Quero que as pessoas se sintam confortáveis com meu trabalho", afirma Goetz, "para que elas sintam que ele foi criado especialmente para elas".