Joey Ruiter

Escritório/Estúdio

Grand Rapids, Michigan

Joey Ruiter

Por que Joey Ruiter se deixou fascinar por um Porsche vintage quando era jovem? Havia, certamente, o glamour da atemporalidade. Além do desejo de desmontá-lo e restaurá-lo. E também a chance de vendê-lo no fim do verão e usar o dinheiro para pagar a universidade.

Desde então, Ruiter sente-se atraído por belas máquinas e design clássico. "Quando você desmonta algo, especialmente na juventude, e acredita ser capaz de remontar, acaba concluindo que é capaz de tudo".

A formação em design e a experiência de vida controlaram o entusiasmo da juventude. "Logo aprendi que os critérios, os limites, estão por trás de um bom projeto", diz. "Quando me sinto limitado, fico mais criativo. Quero ver o que consigo fazer apesar dos limites".

Esse desafio transformou Ruiter no fundador e designer principal da JRuiter + Studio em Grand Rapids, Michigan, EUA. Ao mesmo tempo, está em busca da simplicidade. "Pego um problema complexo e procuro a solução mais simples possível. Gosto que as pessoas se destaquem mais que os móveis". Isso fez dele o parceiro ideal para colaborar conosco na criação dos móveis Intent, precursores da Canvas Office Landscape.

Os limites eram significativos: Dar à Intent uma estética unificada, do escritório particular à planta livre, sempre com um vocabulário simples e preços acessíveis. Tudo isso estimulou a criatividade de Ruiter.

Usando todo o seu conhecimento de manufatura e ferramentas, Ruiter atendeu a todos os critérios e, ao mesmo tempo, propôs alguns recursos inovadores. Um deles é a plataforma de armazenamento. Trata-se de uma única fileira para estantes, armários e cubos, que pode ser colocada em qualquer ponto do trilho e se desloca com facilidade.

"O apreço pelo belo certamente inclui móveis de escritórios", afirma. "Meu objetivo é sempre adicionar estímulos visuais e táteis que despertem sentimentos de conforto e beleza".