Jerome Caruso

Escritório/Estúdio

Jerome Caruso Design
Lake Forest, Illinois

Prêmios/Reconhecimento

2003 Good Design Awards, Chicago Athenaeum, Convection Oven Line, Radiant Cooktop Line/Wolf Appliance Company
2002 IDSA Awards, Convection Oven Line, Radiant Cooktop Line/Wolf Appliance Company
2002 IDSA Award, Reaction Chair/Herman Miller
2001 IDSA Award, Wine Storage Units/Sub-Zero Freezer Co.
1998 Best of NeoCon Gold Award, Reaction Chair/Herman Miller
1998 Design Excellence Award, Design Journal, Reaction Chair/Herman Miller
1998 Annual Design Review, I.D. magazine, Reaction Chair/Herman Miller
1995 Year's 10 Best Products, Time magazine, Sub-Zero 700 Series
1991 IDSA Award, Attiva Seating System/Thonet Industries
1987 IDSA Award, Sub-Zero 500 Series

Jerome Caruso

Aos 12 anos, Jerome Caruso descobriu qual seria sua carreira quando um amigo de seu pai apresentou-lhe o design industrial-e ele ficou sabendo de um concurso da General Motors para a concepção de carros futurísticos. "Trabalhei todos os dias depois da escola por meses", Caruso recorda, "desenvolvendo um modelo de carro em argila, transferindo o design para um bloco de madeira, e esculpindo-o manualmente. Foi assim que eu percebi o que queria fazer-especialmente depois de ganhar um prêmio".

Caruso refinou sua sensibilidade para o design na Europa nos anos 60. Durante seu curso de graduação na Universidade de Copenhagen, ele também trabalhou na principal empresa de design daquela cidade. "Havia uma abordagem sensível do design europeu que causou uma indelével impressão em mim", recorda.

Decidido a seguir sozinho, conseguiu projetos na Escandinávia; e aos 26 anos abriu um estúdio em Bruxelas com clientes na Bélgica, Inglaterra, França e Alemanha. Mais tarde voltou para os EUA e novamente abriu um estúdio de um homem só. Sua diversa gama de projetos abrangia desde chefiar a entrada da Motorola no setor de produção de módulos de relógios de cristal líquido até o projeto e engenharia da primeira cadeira de empilhar totalmente mecanizada do mercado americano (agora na Coleção de Arte Americana do Instituto de Arte de Chicago).

Caruso é mais conhecido como o primeiro e único designer da Sub-Zero por mais de 20 anos, responsável por sua linha completa de ícones sofisticados para refrigeração e os primeiros líderes dessa indústria, inclusive unidades de armazenagem de vinho. Ele inventou o revolucionário sistema de gaveta-e-armário Sub-Zero, aclamado como um dos 10 melhores produtos do ano de 95 pela revista Time. Para a estréia da Wolf em 2002, empresa parceira da Sub-Zero, projetou 25 novos utensílios de cozinha num período de 18 meses.

Com mais de 75 patentes de designs em seu nome, Caruso envolve-se pessoalmente em cada projeto e gosta de fazer tudo - conceitos, desenhos, protótipos e engenharia. "Quanto maior o desafio, mais divertido é trabalhar na solução", afirma. Ele tem um fascínio especial por cadeiras e recorda vivamente o desafio da Reaction chair da Herman Miller, uma cadeira de alta performance, e premiada, que projetou com seu filho Steven.

Mas a Celle chair da Herman Miller, ele sorri, foi o "Monte Everest da diversão. No começo, imaginei uma superfície inteligente, altamente elaborada que pudesse ser o máximo em conforto. Eu previ centenas de pequenas 'células'-cada uma constituída de uma minúscula almofada com laços elásticos que iriam tanto suportar quanto responder a diferentes áreas anatômicas". E após anos de desenvolvimento e experiências, a Celle chair segue rigorosamente o conceito original.

Hoje, do seu espaçoso estúdio iluminado à luz natural em Lake Forest, Illinois, Caruso continua a se divertir com o processo de design tanto quanto o fez na primeira vez que o descobriu quando garoto. "Meu objetivo sempre foi unir função e arte em produtos que funcionem com excelência e aparência formidáveis", afirma.