Jeff Weber

Escritório/Estúdio

Studio Weber + Associates, Minneapolis, Minnesota

Prêmios/Reconhecimento

2009 Best of NeoCon Silver, Ergonomic Desk/Task Seating, for Embody
1999 Best of NeoCon Gold, for Caper
1999 Best of IIDEX/NeoCon Canada, for Caper

Jeff Weber

Jeff Weber é um homem calmo e reservado, modesto e despretensioso, quanto se pode esperar de um rapaz nascido em Blue Earth, Minnesota. Lá, o solo é tão rico que as pessoas dizem que ele é azul, e provou-se ainda ser terra fértil para a mente curiosa do jovem Jeff.

"Quando eu era criança, tinha muito interesse pelo jeito que as coisas funcionavam mecanicamente", recorda. "Estava sempre consertando-montando ou desmontando coisas".

Ele também passou bastante tempo com seu avô, um excêntrico diretor de arte de uma agência de publicidade cujos modos rebeldes, bem como seu apurado bom gosto, causaram-lhe uma forte impressão. Foi o seu avô que primeiro lhe falou a respeito da área de design industrial.

Uma vez Weber aprendeu mais, "Eu realmente nunca pensei em fazer outra coisa", afirma. "Criativamente, era o nicho adequado para mim".

Sem dúvida, aquela curiosidade inata que tinha quando garoto amadureceu e transformou-se em uma paixão pela descoberta de melhores maneiras de fazer as coisas como designer. Sua área de interesses vai desde veículos movidos pela força humana -bicicletas, que sejam - a sistemas de purificação de água e sistemas de mobília. "Eu continuo fascinado por design e como ele afeta as pessoas", diz Weber. "O design está comigo o tempo todo".

Ele particularmente aprecia a fase de desenvolvimento conceitual-entender o problema e projetar a solução. "A minha parte favorita é quando a lâmpada acende", ele brinca. "Fico muito ansioso para produzir qualquer coisa material, seja um modelo rápido ou apenas um croqui para análise".

Weber credita sua paixão pelo design de mobília ao fato de trabalhar com Bill Stumpf, que projeta para a Herman Miller há 25 anos. "Bill é tão instruído e entusiasta que sempre estou aprendendo com ele".

Foi seu cargo na empresa de Stumpf em Minneapolis, agora Stumpf, Weber + Associates, que levou Weber à sua parceria com a Herman Miller. Como principal designer da família de cadeiras Caper, o objetivo de Weber era fazer cadeiras não apenas funcionais e confortáveis, mas também acessíveis. "Geralmente, um bom design custa caro", ele diz. "Eu queria romper esse clichê".

O conhecimento que Weber ganhou com empreitadas na indústria de mobília abasteceu sua busca atual por designs mais elaborados em mobília doméstica. "Eu realmente gostaria de levar o que aprendemos sobre coisas tais como sentar com conforto e aplicar essa mesma tecnologia ao mobiliário residencial", ele diz. "Vivemos de uma maneira muito diferente do que vivíamos há vinte anos, e temos que chamar a atenção para essas mudanças".

Isso é mesmo solo fértil para o garoto curioso de Blue Earth.