Fritz Haller

Prêmios/Reconhecimento

1971 “Projeto: The Haller system” do Resources Council Inc. USA.
1973 “Melhor Projeto em Aço” do American Iron and Steel Institute USA.
1974 Professor Honorário da University of Stuttgart.
1976 Prêmio: “Art Prize of the Canton” de Solothurn.
1993 Doutor Honorário da University of Dortmund.

Fritz Haller

Fritz Haller (1924-2012) foi um dos arquitetos mais influentes na Suíça durante a segunda metade do século 20. A partir da década de 1950, ele era conhecido, muito além das fronteiras da daquele país, como um representante da chamada "Escola de Solothurn". Devido à sua atividade de pesquisa abrangente, ele não tinha dúvidas que era essencial um conhecimento mais amplo sobre arquitetura. Então, sob seu ponto de vista, projetar não era apenas uma questão de desenho e ferramentas de planejamento, era também questionar sobre o papel social do arquiteto entre padrões estabelecidos e evolução.

Seus trabalhos iniciais envolveram alguns edifícios escolares, os quais lhe garantiram grande respeito no cenário arquitetônico.

A forma de Haller pensar levantou uma série de questões, desde as experiências com modelos geométricos, no inicio da década de 1960, até os projetos para os sistemas de blocos de construção e instalação MINI, MIDI e Maxi – concebidos através das ferramentas digitais de planejamento, na Universidade de Karlsruhe. Isso na década de 1990.

O mobiliário modular USM Haller, desenvolvido em 1963, tornou-se uma marca internacionalmente conhecida e tem sido parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York desde o ano de 2000.