BassamFellows

Escritório/Estúdio

New York, New York

BassamFellows

Craig Bassam, arquiteto/designer e Scott Fellows, estrategista de marca/diretor se uniram em 2003 para formar a BassamFellows. Através de empreendimentos solo de sucesso e com uma visão única e compartilhada em mente — trazer de volta o verdadeiro artesanato e a beleza para a vida contemporânea — a dupla rapidamente chamou a atenção.

Como Bassam explica: "Queríamos misturar a atemporalidade e a atenção aos detalhes dos clássicos modernos com o design contemporâneo e misturá-los com materiais honestos, construção sólida, beleza e utilidade". Fellows acrescenta, "Tudo se resume na fusão da racionalidade e da clareza do modernismo com o calor e a textura da natureza".

Talvez seja o que cada um trouxe para a parceria que faz com que a produção seja única. Ambos viveram e trabalharam na Europa, onde foram influenciados pelo uso de couro fino e madeira.

Criado em Nova York e munido com um MBA de Harvard, Fellows aperfeiçoou suas habilidades de branding trabalhando com potências internacionais, tais como os artigos de luxo da Corning Housewares, Bally e Ferragamo.

Bassam, que cresceu em Sydney, Austrália, era tão devoto do modernismo que acabou se mudando para New Canaan, Connecticut, EUA, onde muitos dos arquitetos tinham vivido e trabalhado. Em Connecticut, iniciou seu próprio estúdio de design em 1997.

Ao longo dos anos, a concepção estética e equilibrada de Bassam e Fellows resultou em peças tão emblemáticas como a banqueta Tractor, que foi citada pelo The New York Times: "Não poderia ser mais confortável se fosse feita por encomenda".

Ao projetar os assentos Tuxedo Component Lounge Group, Bassam disse, "Reduzimos todo o volume desnecessário e representamos a estrutura de uma forma elegante. Queríamos que 'flutuasse' do chão criando um ar de leveza visual". O Tuxedo Group faz parte da coleção Herman Miller e ajusta-se perfeitamente com a filosofia de "modernismo com alma" da coleção.

Desde 2010, a BassamFellows tem atuado como diretores de criação para os Empreendimentos Especializados e de Consumo da Herman Miller. Os designers e os seus trabalhos têm sido destaque em tudo, desde a Architectural Digest até a GQ.