O conforto segundo Jaime Hayon

Atualizado em

É bom saber detalhes sobre nossos produtos favoritos. Mas conhecer sobre o que pensam seus criadores também parece interessante. Jaime Hayon – criador do sofá FAVN, da poltrona Ro, da mesa Analog, da poltrona Fri e da cadeira Sammen, para a dinamarquesa Fritz Hansen – concedeu uma entrevista à revista Republic, falando sobre o papel dos móveis na construção de espaços confortáveis, inspiradores e caseiros. Acompanhe:

Para você, o que é um bom design?

Um bom design é, principalmente, um projeto que dura. E esse projeto deve ter algo a dizer, ele deve ser capaz de melhorar nossa qualidade de vida significativamente. No entanto, para mim, o design não está relacionado apenas à função, mas também aos sentimentos que provoca nas pessoas, desafiando seus usuários e seu modo de vida.

Como os móveis podem contribuir para a transformação dos ambientes, tornando-os aconchegantes e com um aspecto essencialmente caseiro e confortável? Você acha que esse é um fenômeno característico do design dinamarquês?

Sim, eu acho. Os dinamarqueses possuem uma forma peculiar de fazer design mobiliário. A cultura nórdica é pautada pelo uso de materiais naturais na confecção de seus móveis, fazendo com que o projeto esteja profundamente enraizado em suas origens. É como trazer a natureza para dentro, já que o mobiliário é confeccionado com madeira, pedra e couro. Eles trazem, instintivamente, a agradável sensação do caseiro e artesanal. E quando recebem estofados e acabamentos perfeitos, eles transmitem a sensação de conforto inigualável. Os dinamarqueses são excepcionais nesse trabalho.

Para você, o que é um espaço agradável? O que o faz se sentir em casa?

Uma sala acolhedora é aquela cuja atmosfera vem junto com a iluminação. Quando a música combina com o lugar. Quando combinação de cores, luz e som me fazem sentir bem. É também um lugar que me dá a capacidade de perceber o que está acontecendo lá fora. Não gosto de ficar confinado em ambientes fechados, cujos móveis têm aspecto frio. Não gosto de locais que deixam meus pés frios.

De que forma os móveis podem contribuir para a construção de uma atmosfera caseira?

Os móveis podem contribuir muito para a criação de um ambiente caseiro e confortável. Não há nada melhor que um sofá perto de uma lareira no período da tarde em um dia frio, acompanhado por algumas taças de vinho e bons amigos.

Sammen_chair_analog_table

Jaime Hayon

Fonte: Republic 16.2015 página 38

 

 

Comentários