Fritz Hansen relança KAISER Idell Scissor Lamp, ícone da Bauhaus

Atualizado em

Fritz Hansen acaba de relançar um projeto clássico de Christian Dell para a Bauhaus: a luminária pantográfica KAISER Idell Scissor Lamp. O nome Idell é uma brincadeira que une as palavras “ideia” ao sobrenome de seu criador, “Dell”.

Idell Scissor Lamp

As luminárias KAISER Idell, ícones do design moderno, são produzidas em aço e latão, sua cúpulas são pintadas à mão com cores de alto brilho ou preto fosco. Possuem também elementos cromados em latão polido e prata soldada.

Um dos detalhes mais impactantes desse modelo é o braço extensivo com flexibilidade e versatilidade para ajustes personalizados. Essa articulação oferece funcionalidade e originalidade inconfundíveis. Um charme exclusivo e patenteado pela KAISER Idell.

 

Christian Dell e Bauhaus

O artesão e designer Christian Dell trabalhou na oficina de metal da Bauhaus de 1922 a 1925. Essa oficina foi um dos estabelecimentos mais bem-sucedidos da escola e palco para criação de vários objetos de design, entre eles as luminárias KAISER Idell.

Catálago de 1935 com as lâmpadas KAISER Idell. Entre elas, a Idell Scissor Lamp

Catálago de 1935 com as lâmpadas KAISER Idell. Entre elas, a Idell Scissor Lamp

As luminárias são ícones da Bauhaus, uma das primeiras escolas de design e conhecida pela capacidade de reunir os maiores arquitetos e artistas contemporâneos, como Marianne Brandt, Wilhelm Wagenfeld e, claro, o próprio Dell.

Ocasionalmente, as lâmpadas foram utilizadas para iluminação do próprio campus da Bauhaus, tanto na parte externa quanto na interna. Agora, elas podem fazer parte da decoração da sua casa ou escritório.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como adquirir seu exemplar. Veja também o catálogo com todas as Luminárias KAISER Idell (em PDF) de todos os modelos e opções de cor das luminárias KAISER Idell.

Comentários