Atec Cultural de Julho – Documentário Eames: o arquiteto e a pintora

Atualizado em

atec-julho-banner-20150703-11h44

QUANDO: 28 de julho de 2015
ONDE: Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

No próximo dia 28 de julho, a Atec Cultural vai exibir o documentário “Eames; o arquiteto e a pintora”, que trata da vida profissional do casal Charles e Ray Eames – designers, artistas, tecnólogos e intelectuais presentes em todo e qualquer livro de história do design. O filme é dirigido por Jason Cohn e Bill Jersey.

Ligados à arte moderna, Charles e Ray Eames são pesquisadores de novos materiais recém-utilizados na II Guerra Mundial, como a fibra de vidro, os plásticos, o alumínio fundido e a madeira compensada, muitos desenvolvidos em pesquisas junto à Universidade da Califórnia. Eles projetaram uma série de móveis produzidos pela empresa Herman Miller, cujo processo de desenvolvimento é mostrado no filme.

O estúdio que pertencia a eles era um laboratório. Fizeram filmes experimentais, trabalharam para a IBM, para a Westinghouse, para a Marinha e para o governo americano. A casa que possuíam na Califórnia foi construída com elementos pré-fabricados e serve de modelo para muitos estudiosos do tema.

O filme apresenta e discute sua extensa produção a partir de depoimentos de colegas, clientes, historiadores e críticos. E não deixa de mostrar os problemas do casal em suas vidas privadas.

A Atec Cultural traduziu para o português e legendou todo o filme, que será exibido na íntegra.

Exposição Móveis em aquarelas na Atec Cultural

No dia 28 de julho, a Atec Cultural abre também uma mostra de aquarelas de móveis vendidos pela empresa.

São 20 trabalhos realizados pela arquiteta Leda Brandão de Oliveira, que vem se dedicando a desenhos de observação em aquarelas e outras técnicas.

Durante dois meses, ela esteve no showroom da Atec e desenhou várias das peças expostas, colorindo-as em seguida de forma arbitrária, sem querer reproduzir a peça, mas acentuando alguns traços por meio do emprego de efeitos cromáticos especiais, possibilitados pelas tintas de aquarela.

Sua atenção se voltou principalmente para os clássicos do casal norte-americano Charles e Ray Eames, fabricados pela empresa Hermann Miller; e para algumas peças dos também clássicos dinamarqueses Arne Jacobsen (inclusive a recém-lançada cadeira Drop, desenhada por Jacobsen em 1958 para o célebre hotel da SAS, mas só recentemente produzida em série) e Poul Kjaerholm (autor da conhecida poltrona PK22), produzidos pela empresa Fritz Hansen, sediada em Copenhague.

“Foi decisivo, para mim, desenhar a partir da presença real do objeto, e não apenas de suas imagens ou da minha memória”, comenta Leda Brandão, que é arquiteta e tem especial interesse pelo design de objetos.

As aquarelas estarão à venda e são ótimos presentes, especialmente para quem aprecia os clássicos modernos.

Abertura da mostra dia 28 de julho, às 18h30.

A mostra fica na Atec até 4 de setembro.



Categoria
Atec Cultural
Comentários