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Atec Cultural de Novembro – Arquitetura de exposições com Pedro Mendes da Rocha

Atec Cultural de Novembro - Arquitetura de exposições com Helena Ayoub e Paulo Sophia

QUANDO: 08 de novembro de 2017
ONDE: Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

A próxima palestra da Atec Cultural será realizada pelo arquiteto Pedro Mendes da Rocha. O tema abordado será o da arquitetura expositiva.

O design de exposições vem ganhando grande importância mundial com a proliferação de centros culturais e museus e também com os estudos acadêmicos realizados sobre a linguagem das mostras, os discursos não verbais das exposições e as estratégias de informar e divertir, ao mesmo tempo, os diferentes públicos.

Com projetos em diversas áreas da arquitetura — residencial, corporativa, museal, educacional e outras —, Pedro Mendes da Rocha discutirá nessa palestra as possibilidades e os desafios dos projetos expositivos e suas implicações, a partir de exemplos bastante diversos de sua própria prática profissional.

Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/FAUUSP, em 1986, Pedro Mendes da Rocha desenvolveu muitos projetos de expografia para mostras permanentes, tais como: Casa Mario de Andrade (São Paulo/SP) e Museu de Sant’Anna (Tiradentes/MG); e temporárias: videoinstalação “videozoo”; módulo “Barroco”/Mostra Brasil 500 anos; “Oswald de Andrade: O culpado de tudo”; “Brasil: da antropofagia a Brasília”, no IVAM/Valência, Espanha e MAB/FAAP, São Paulo/SP); 5ª e 6ª edições da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; “Les Musiques Noires dans le monde”, no 3° Festival Mundial das Artes Negras/FESMAN (Dakar/Senegal); “Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos”, Itaú Cultural e Paço Imperial (prêmio If Award /2015: Interior Architecture).

 


Iluminação: conforto para os olhos, detalhes que completam e surpreendem

A arquitetura está diretamente relacionada com design, conforto e qualidade de vida, e isso inclui o conforto para os olhos. Por isso, a iluminação entra como um dos pontos fundamentais para deixar qualquer projeto arquitetônico completo, atrativo e funcional.

Mais do que um luxo, vamos mostrar nesta sessão os benefícios fisiológicos, psicológicos, ergonômicos e ambientais que um bom projeto luminotécnico traz para o ambiente de trabalho. Em qualquer escritório, a iluminação e a acústica são fatores que influenciam diretamente a produtividade, o conforto, e a saúde dos colaboradores.Confira!

Por que a iluminação em um projeto arquitetônico é tão importante?

 

O conforto visual deve ser uma das prioridades de qualquer projeto de qualidade, mas não é só isso. Cada espaço precisa de uma iluminação peculiar, que ajude não só a definir, mas a fazer com que o papel daquele ambiente seja compreendido e cumprido, intuitivamente.

Uma escolha errada na iluminação do seu projeto pode impedir que ele corresponda às expectativas e perca a funcionalidade planejada. Por isso, a escolha das luminárias é tão fundamental.

De que forma as luminárias contribuem para o sucesso de um projeto?

 

Ambientes de trabalho mal iluminados ou que não tiveram um projeto luminotécnico adequado podem gerar fadiga visual nos músculos da visão com sintomas como, olhos vermelhos, lacrimejo, contraturas, dor e ardor nos olhos, náuseas e cefaleia. Como consequência da fadiga visual prolongada pode ocorrer redução da acuidade visual a confusão visual transitória. A diminuição da produtividade de um colaborador nesses casos é óbvia.

Além disso, as luminárias servem não apenas para preservar a saúde visual das pessoas que frequentam o ambiente e aumentar a produtividade. Elas também são importantes para evidenciar as características dos espaços, delimitar áreas e definir ambientes e suas funcionalidades. Servem como integradoras de espaços.

A intensidade, movimento e posição da luz podem ajudar a compor o espaço, torná-lo mais ou menos atrativo, contribuir para a produtividade no trabalho, entre outras questões. Por isso, a harmonia entre estética e ergonomia deve ser prioridade.

A escolha da luminária, portanto, deve levar em conta não só a sua funcionalidade, mas também sua combinação com o ambiente e sua conexão com o espaço que será constituído por outros elementos.

O que considerar no planejamento luminotécnico?

 

Primeiramente, é importante se inteirar da legislação existente, que estabelece requisitos mínimos de iluminação para locais internos, considerando as tarefas desenvolvidas para projetação de espaços seguros, confortáveis e eficientes nos quais o trabalho será desenvolvido. Essa norma é a ABNT (NBR5413) e é facilmente encontrada na internet.

Atualmente ela considera a iluminância, o limite referente ao desconforto por ofuscamento e o índice de reprodução de cor mínimo da fonte para os vários locais possíveis de trabalho, sempre considerando a tarefa executada.

Sempre que possível a luz natural deve ser usada como complemento da luz artificial, por dois motivos: o primeiro mais evidente é a economia de energia; o segundo, menos óbvio, é que o corpo humano funciona melhor quando exposto à luz solar.

A luz solar ajuda na a produção de melatonina, hormônio que proporciona melhor qualidade do sono e também aumenta a produção de endorfina no cérebro, substância antidepressiva natural, que promove a sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria. Contudo, a luz solar precisa ser indireta, pois a exposição prolongada a irradiação solar causa desconforto térmico.

A reflexão de objetos metálicos podem causar ofuscamento, portanto, a implantação de claraboias, lanternim, janelas e telhas translúcidas devem ser precedidas de estudos técnicos.

Os projetos luminotécnicos devem equilibrar o dimensionamento correto do sistema de proteção do circuito e o tipo de atividade desenvolvida no ambiente a ser iluminado.

O estudo de implantação de sistemas luminosos deve considerar a densidade luminosa (não pode haver muita diferença) ao mesmo tempo que se deve evitar a monotonia por falta de contrastes luminosos. Grandes diferenças de claridade dentro do campo visual implicam em constantes processos de adaptação o que diminui consideravelmente o rendimento visual.

Algumas dicas para se ter ergonomia visual:

*janela com proteção contra a luz solar direta;

*equilíbrio entre brilho e contraste do monitor

*monitor entre 10 e 20graus do nível dos olhos e a uma distância entre 60 e 70 cm entre seu corpo e o monitor;

*descansar a visão em intervalos de 1 hora;

*piscar voluntariamente;

*além da iluminação geral, algumas atividades exigem uma iluminação mais pontual na mesa de trabalho;

*iluminação com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando sensação de bem-estar;

o computador e equipamentos eletrônicos com tela (tablets e celulares) nunca devem receber luz natural diretamente na tela. O ofuscamento prejudica a concentração e a saúde;

cores claras nas paredes melhoram a iluminação e as pessoas tendem a se sentirem mais dispostas e confortáveis.

 

Onde encontrar luminárias ideais?

 

Nós, da Atec, valorizamos cada uma das luminárias que revendemos em nossos showrooms. Oferecemos apenas aquelas que agregam qualidade, design e originalidade para os ambientes e, por isso, dispomos de uma variedade criteriosamente escolhida para atender cada detalhe dos projetos de nossos clientes.

As luminárias Lightyears são bons exemplos de como a luminosidade pode surpreender. Fabricadas em terras dinamarquesas, elas seguem a tradição dos países escandinavos, que prezam pelo aconchego e conforto ocular sem dispor do design em cada detalhe. Suas formas, curvas e linhas orgânicas impressionam pela beleza e funcionalidade.

Enquanto algumas das luminárias que revendemos possuem luminosidade direcionada e suave para criar um jogo de luz surpreendente e inspirador, complementando o cenário, outras possuem intensidades e direcionamentos adaptáveis, capazes de atender à necessidade ergonômica do usuário de acordo com o trabalho executado naquele momento.

As luminárias da Herman Miller, por exemplo, focam na multifuncionalidade e na ergonomia, para proporcionar conforto e segurança durante a execução dos mais diversos tipos de trabalho no escritório.

Vale ressaltar, ainda, que todas elas possuem materiais e acabamentos de bom gosto e sofisticação inigualáveis.

Confira, em nosso site, os modelos disponíveis e entre em contato com a nossa equipe para conhecer as possibilidades e opções disponíveis para o seu projeto.


Soluções acústicas para tempos modernos

 

Soundwave Flo

Quando o assunto é ruído no ambiente de trabalho, a maioria dos artigos aborda a perspectiva industrial, das empresas que operam grandes maquinários.

Contudo, nos últimos anos, as configurações dos escritórios e dos espaços corporativos têm mudado bastante. Muitas organizações têm optado por espaços abertos, diminuindo as barreiras entre departamentos e fomentando a conectividade entre os funcionários.

Soundwave® Pix

Com essa alteração, inevitavelmente aqueles sons indesejados e irritantes, que atrapalham a concentração e consequentemente a produtividade, têm sido cada vez mais presentes nas empresas, o que coloca um novo problema para os gestores.

Se por um lado as novas configurações de espaços aumentam a conectividade entre os funcionários, potencializando o trabalho em equipe, o brainstorm e a criação conjunta, por outro a amplitude dos ambientes abertos faz com que o som se propague (por não encontrar barreiras que o absorvam) muito mais que o desejado.

Soundwave Wicker

Os prejuízos trazidos por esses barulhos vão muito além da perda de audição – caso mais extremo. Eles podem provocar dores de cabeça (cefaleias), sensação de ouvido cheio, fadiga, tontura, alteração da pressão arterial, stress e problemas endocrinológicos, psicológicos e neurológicos. Sim! Você pode engordar pelo ouvido: o stress gerado pelo barulho provoca um aumento de secreção de hormônios da suprarrenal, que leva a uma maior produção de gordura.

Soundwave Wall

O desconforto gerado pelos ruídos – e seus possíveis danos – tem consequência direta na performance dos colaboradores.

Funcionários estressados e desconcentrados não conseguem desempenhar todo seu potencial, por isso as empresas devem garantir a saúde auditiva da sua equipe a fim de evitar maiores danos.

Como resolver essa questão?

É preciso escolher entre um espaço aberto, que acompanha as tendências das novas formas de trabalho, ou um ambiente fechado, tendo em vista o bloqueio da propagação do som? De modo algum! A Atec foi em busca das melhores soluções acústicas do mercado, para que as organizações consigam juntar o útil ao agradável. Oferecemos os melhores produtos para que a sua empresa minimize a reflexão das ondas sonoras, a fim de garantir ambientes abertos, conectados e confortáveis para todos.

Soundwave Swell

 


Atec Cultural de Setembro – Arquitetura da educação com Helena Ayoub e Paulo Sophia

QUANDO: 28 de setembro de 2017
ONDE: Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

Como todas as atividades, a educação vem passando por grandes transformações devido às novas tecnologias e ao entendimento do que se espera, atualmente, do educando.

A arquitetura é o terreno em que essas mudanças se materializam, dando forma aos novos modos de aprendizado.

Mas também é uma área, muitas vezes, refratária a inovações.

A Atec Cultural de setembro vai inovar em seu formato, convidando para um debate dois arquitetos com larga experiência em projetos escolares: Helena Ayoub e Paulo Sophia. Em 28 de setembro, os dois profissionais vão debater o tema, apresentando alguns de seus projetos e expondo-os aos comentários do (a) colega.

HELENA AYOUB Silva possui graduação (1979), mestrado (1998) e doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.É sócia gerente e responsável técnico – Helena Ayoub Silva & Arquitetos Associados EPP, com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, edifícios públicos e particulares, edifícios educacionais, restauro e preservação de patrimônio histórico.

É professora doutora no Departamento de Projetos – Grupo de Disciplinas Projeto do Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo desde 1989.

É autora dos livros: Restauro da Faculdade de Medicina: estudos, projetos e resultados (2013) com Julio Roberto Katinsky e Sabrina Studart Fontenele Costa e Abrahão Sanovicz – arquiteto (2017).


O arquiteto PAULO SOPHIA, graduado no ano de 1986 na FAU/USP FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, é profissional da área de projetos arquitetônicos e urbanísticos, fiscalização, gerenciamento e consultoria de obras. Em 1988 estabeleceu seu próprio escritório, PAULO SOPHIA ARQUITETO & ASSOCIADOS, com equipe de importantes profissionais, arquitetos e engenheiros e vem desenvolvendo inúmeros projetos de diferentes complexidades, especialmente Edifícios Educacionais construídos em vários estados brasileiros.Atuou ativamente no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, assumiu por duas gestões a vice-presidência do IAB/SP nos biênios 2000/2001 e 2002/2003 e no biênio 2004/2005 assumiu a Presidência do Departamento São Paulo do IAB. Dentre os muitos projetos com obras executadas relevantes destaca-se a premiada Escola Móbile que desde 1990 vem sendo projetada, construída, ampliada, reformada e constantemente repensada, sempre sob sua direção técnica. Hoje esta escola já assume um patamar de complexo educacional com 20.000m² e a ocupação de quase a integralidade de uma quadra urbana em Moema.


Atec Cultural de Agosto – Projetos Internacionais no Brasil com Pierina Piemonte e Isabella Leonetti

QUANDO: 23 de agosto de 2017
ONDE: Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

Na próxima palestra da Atec Cultural, falaremos sobre a adaptação de projetos internacionais à realidade brasileira, um desafio para muitos arquitetos do país. O escritório LPA, cujas titulares são Isabella Leonetti e Pierina Piemonte, já realizou uma série de trabalhos dessa natureza em áreas tão distintas como lojas, escolas e sedes institucionais.

A experiência do escritório no trato com arquitetos estrangeiros e na “nacionalização” de espaços será o tema da palestra a ser realizada no dia 23 de agosto, no programa 2017 da Atec Cultural. As arquitetas apresentarão projetos em que essa questão é central e discutirão como lidaram com os fatores envolvidos nas respectivas adaptações.

O universo de trabalho da Leonetti Piemonte Arquitetura abrange as áreas de arquitetura e design de interiores corporativos, retail e hotelaria. O escritório planeja espaços diferenciados nos quais a funcionalidade e a estética estão aliadas para proporcionar melhor qualidade de vida dos usuários.

Pierina Piemonte e Isabella Leonetti são arquitetas formadas pela Universidade Mackenzie, com especialização em interiores corporativos e gerenciamento de obras. Possuem MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Isabella Leonetti possui pós-graduação pelo Harrington Institute of Interior Design, em Chicago (USA), onde se especializou em “Space Planning”. Pierina Piemonte é especializada em Visual Merchandising pela EPA e em Office Design pela FAU-USP.