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Strips, um ícone do design italiano

Conheça de perto em nossa loja na Faria Lima, 1800, 10º andar

No início dos anos setenta, a arquiteta italiana Cini Boeri revolucionou o design de móveis com uma criação que ainda hoje ocupa lugar de destaque na história do mobiliário, o sofá modular Strips.

O modelo marcou a história da Arflex como uma das peças mais famosas do catálogo. Projetado em 1968, ganhou os principais prêmios do design, como o Compasso d’Oro em 1970, além de ser parte da coleção de museus em várias cidades do mundo, como Milão, Tóquio e Nova York.

Boeri trabalhou na busca por materiais alternativos que produzissem mobiliários menos onerosos que e tivessem um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. Essa busca pela inovação refletiu diretamente na escolha do poliuretano não-deformável para a capa acolchoada, que garante máximo conforto ao assento. A capa, removível, é sua característica mais funcional e marcante.

A linha modular conta também com as versões cama e sofá-cama. Basta abrir um simples zíper e a cama já está pronta para uso. Uma modularidade que permite incontáveis combinações de uso e configurações no ambiente.

 Veja mais sobre o Strips.


Aurel Aebi e a visita orientada à mostra

*Ethel Leon, em 30 de agosto de 2018

 

Design karaokê! Ouvi a jocosa expressão de Aurel Aebi, um dos titulares do Atelier Oï. Ele está em São Paulo e, anteontem, deu uma linda palestra na Atec. Hoje conduziu um grupo de interessados nas salas do Museu da Casa Brasileira, onde está instalada uma exposição da produção do escritório suíço.

Visita orientada com Aurel Aebi

Aurel fala com certa raiva e desprezo do design que segue “tendências” (o karaokê, simulacro de canto); e também do que chamou de turismo de CEOs das grandes empresas, alguns deles tão míopes, que negam aos designers o acesso a seus arquivos. “Sem passado”, repetiu Aurel diversas vezes, “não há futuro”. A professora de história ali presente aplaudiu!

A expressão design karaokê não era nova para mim. Ouvi-a, pela primeira vez, há cerca de 15 anos da boca de Enzo Mari, outro crítico contumaz do design dirigido pelo marketing e pela ansiosa necessidade de adaptação dos projetos à gula do mercado.

Visita orientada com Aurel Aebi

Haveria muito que contar do Atelier Oï que migra soluções da micro-escala do objeto para a arquitetura e vice-versa. Uma delas, que encontro toda semana, são os produtos da também suíça USM. O Atelier Oï entendeu a história da empresa, que partiu de componentes industrializados para a construção, migrou para sistemas de armazenamento – estantes, armários, todos modulares e lindos. Pois bem, o Atelier Oï, como se retomasse esse fio da USM, projeta painéis acústicos que são objetos, mas que, ao serem colocados em ambientes, criam espaços. O mesmo elemento, forrado de feltro serviu para a feitura de caixas super resistentes. Ao ver os painéis, pensamos nesses sonhos da construção industrializada….de alta qualidade, de fácil reprodução. Aurel Aebi falou dessa capacidade de inovar em empresa tão tradicional, a USM, que produz o mesmo sistema há décadas: “Só conhecendo bem a trajetória desta indústria é que foi possível inovar dentro dela, sem ferir seus princípios”.

O Atelier OÏ tenta entender em profundidade as demandas de cada cliente e faz experiências internas, no atelier, sem saber no que vão dar. Mas sempre resultam em algo, em aprendizagem, em novos produtos, em instalações, “Não procurarmos o sucesso, mas o que sucede”, e a frase não era de efeito, mas explicativa do processo rico, que se insurge contra certos hábitos do cotidiano atual.

Ao explicar as luminárias  dançarinas, instaladas na primeira sala do MCB, o designer chamou atenção para nosso filtro desgastado, de ver as exposições sem vê-las, sempre com a mediação da câmera do celular.


É claro, os suíços estão no centro do mundo e têm uma clientela invejável e poderosa que pode bancar seus projetos inovadores. Mas é lindo ver a postura de fazer migrar soluções de um território produtivo a outro; de uma escala a outra. Isso que faz da profissão de designer algo interdisciplinar, em que sempre se aprende e nada se repete.

Outro ponto em destaque do trio suíço (e sua equipe de 35 profissionais, designers, arquitetos, engenheiros é o apreço pelos materiais e pela manualidade do projeto, pela escala sempre artesanal em que o projeto se realiza, mesmo que fadado a ser incorporado pela grande indústria.

O Atelier Oï examina, com certa crítica, o mundo contemporâneo, os novos hábitos e abraça discussões como natural x artificial, levando o debate a uma tensão, sem resolvê-lo. – como no caso do ‘plantio’ de juncos artificiais iluminados que se mexem com o movimento natural das águas de um lago.

Observações apressadas, vontade de escrever mais, mas não aqui, escrever pausadamente, longe desse insensato mundo da web. Aliás, o Atelier Oï mantém no lago de sua cidade um barco, em que são feitas as reuniões com clientes. “No meio da água os celulares não têm sinal e é possível concentrar-se”, comentou o  simpaticíssimo Aurel, muito distante de esnobes stars que, por vezes, nos visitam.

Confira o vídeo da montagem da exposição Indústria Artesanal, do atelier oï, em cartaz no Museu da Casa Brasileira e a palestra de Aurel Aebi, do estúdio suíço, na Atec Cultural de agosto.

 

 

*Ethel Leon é pesquisadora, professora de História do Design Brasileiro e curadora da Atec Cultural


Novidades na Atec

A Atec Original Design representa grandes marcas mundiais de mobiliário e equipamentos de escritórios e residências, com foco em design de excelência. Além da americana Herman Miller, do design suíço da USM, dos ícones escandinavos da Fritz Hansen e das luminárias Lightyears e da italiana Magis, agora a Atec amplia seu portfólio e passa a representar também os móveis da F.WAY e da Max Design, apresentando uma nova opção de mobiliário colaborativo, soluções personalizadas e um novo catálogo inspirador.

A essência da F.WAY está expressa de maneira clara na inovação dos projetos para ambientes colaborativos, na preocupação ergonômica de dar ao usuário a uma experiência única de conforto, além do foco na sustentabilidade, desde a escolha da matéria prima dos produtos até a maneira correta do descarte.

Sofá Wave. Reprodução instagram.com/fway_oficial

A Maxdesign está localizada na província de Treviso, na Itália, e preza pelo desenvolvimento de um mobiliário contemporâneo, altamente funcional e de grande leveza visual. A principal habilidade da Maxdesign é a de renovar-se, através de incessantes pesquisas ergonômicas, do uso de materiais inovadores, com a colaboração dos talentos mais versáteis da cena criativa internacional, e da seleção de materiais e tecidos. Tudo isso sem nunca perder de vista seu objetivo fundamental: o bem-estar humano no dia-a-dia e no seu espaço de trabalho, que estão se tornando cada vez menores, às vezes até mesmo temporários, e que estão certamente, em contínua transformação. O último lançamento da companhia é a poltrona Betty, de Christoph Jenni, que brinca com os volumes e as combinações das cores originais. Betty e sua irmã Betinha fizeram sucesso na CASACOR SP 2018, no espaço de Débora Aguiar, e podem brilhar agora também na sua casa.

Espaço de Débora Aguiar na CASACOR SP 2018. Reprodução facebook.com/DeboraAguiarArquitetura

Outra novidade que chega à nossa loja é um ícone do design italiano, o clássico sofá Strips. Criado pela arquiteta italiana Cini Boeri, o sistema modular revolucionou o design com uma criação que ainda hoje ocupa lugar de destaque na história do mobiliário. Projetado em 1968, ganhou os principais prêmios do design, como o Compasso d’Oro em 1970, além de ser parte da coleção de museus em várias cidades do mundo, como Milão, Tóquio e Nova York.

Sofá Strips em nossa loja São Paulo

E investindo cada vez mais na ergonomia dos espaços de trabalho integrados, a Atec traz soluções acústicas para ambientes abertos, conectados e confortáveis para todos. Conheça de perto os painéis projetados pelo atelier oï para a USM, a divisória Membrane e os painéis Soundwave, da Offecct. Os painéis acústicos melhoram a compreensão dos sons e até a privacidade em espaços abertos, pois não é preciso falar alto para ser ouvido. Projetos agradáveis para os olhos, ouvidos e para os ambientes.

Luminárias Caravaggio e Soundwave Stripes

Faça-nos uma visita e conheça de perto o melhor do design mundial. Estamos abertos de segunda a sábado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1800 – 10° andar esperando por você.


atelier oï. A Forma segue a emoção.

Criado por Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond em 1991 na cidade suíça de La Neuveville, o nome é derivado da palavra russa “troïka”, que significa trio. O trabalho do atelier oï abrange arquitetura, design e cenografia.

Luminárias Les Danseuses

Em seus trabalhos, a forma segue a emoção, o momento em que o produto vai ser usado, mas também segue a função. Na criação dos painéis acústicos USM (USM Privacy Panels), eles pensaram: “…quando saímos de casa no inverno pela manhã cedo e pisamos na neve – o som é muito absorvente, é um momento especial, você só ouve os seus passos, com toda aquela atmosfera branca ao redor, é um momento especial.

Detalhe do painel acústico USM Privacy Panels

A partir dessa imagem, tentamos reproduzi-la em um produto. Esses painéis também partem da história concreta da USM, cujos móveis modulares foram inspirados na estrutura de um edifício (o USM Haller). E a modularidade foi o ponto de partida para o projeto: é o mesmo eixo, você pode compor com o mesmo ritmo, mas ao contrário dos armários, o material dos biombos é macio, absorvente do ponto de vista acústico. Na estrutura, nós continuamos a história da USM, mas no material, fizemos um contraponto com algo realmente soft. E nos armários a estrutura aparece por fora, enquanto no biombo ela fica embutida, mas os dois sistemas dialogam.”

USM Privacy Panels em conjunto com armário USM Haller

Para comemorar os 27 anos do atelier oï, a Atec promove uma palestra com Aurel Aebi, hoje, 28 de agosto, terça-feira, às 19h na Atec Av. Brig. Faria Lima 1800 – 10º andar. Você vai poder conferir alguns trabalhos do atelier oï e a linha completa da USM expostos na loja.

 

Loja / Showroom Atec São Paulo

 

E até 21 de outubro, no Museu da Casa Brasileira você poderá conferir a mostra INDÚSTRIA ARTESANAL – ATELIER OÏ com diversos trabalhos do trio para marcas famosas como Artemide, Bulgari, Louis Vuitton, Passoni, Victorinox, além da USM, marca que a Atec representa com exclusividade no Brasil.

Museu da Casa Brasileira: Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano – Tel.: (11) 3032.3727

fontes: Atec, Casa Vogue e MCB


Nova sede da Apple tem mesas para que funcionários possam trabalhar em pé

A Apple adotou mesas reguláveis para que todos funcionários possam trabalhar em pé. A mudança foi feita na nova sede da empresa, onde trabalham 12 mil funcionários, e revelada pelo CEO Tim Cook em entrevista à Bloomberg. Diversas empresas têm adotado mesas de altura regulável para que seus funcionários possam trabalhar em pé, estimulando-os a não passar o dia todo sentados.

 

 

“Demos a todos os nossos funcionários mesas reguláveis para que eles possam trabalhar em pé. Se você puder ter a opção de ficar em pé por um tempo, depois sentar-se, depois levantar-se, é muito melhor para o seu estilo de vida”, disse Cook.

O executivo mostrou, na entrevista, preocupação pelos possíveis riscos das pessoas ficarem longos períodos sentadas. Ele citou que essa postura é descrita atualmente pelos médicos como “o novo câncer”, pela série de problemas que pode acarretar (diabete, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras).

Por outro lado, os benefícios de trabalhar em pé, porém, não estão ainda bem delimitados pela ciência. De forma geral, os estudos que analisaram como essa postura influencia a saúde (em detrimento de ficar o dia todo sentado) não são conclusivos, segundo artigo publicado no blog de saúde de Harvard.  O artigo lembra que estudos já demonstraram que trabalhar de pé não garante uma redução no peso nas pessoas consideravelmente maior do que a perda de calorias que elas já têm simplesmente estando sentadas.

Apple Park
As mesas não são a única “mordomia” que os funcionários da Apple possuem na nova sede. Inaugurada em 2017, o escritório idealizado por Steve Jobs lembra o formato de uma nave espacial. Chamado de Apple Park, foi construído em forma de anel em torno de um grande pátio com pista de corrida, minifloresta e colinas artificiais. O espaço – que equivale a 100 campos de futebol – também abriga 9 mil árvores, hospital, academia e serviço de ônibus. O custo dessa megalomania toda? US$ 5 bilhões.

Fonte da matéria: Época negócios

Mesas Sit-to-stand
A Atec conta uma seleção de mesas com regulagem de altura que dá apoio a diferentes posturas saudáveis para quem deseja trabalhar sentado ou em pé. USM Kitos, da fabricante suíça USM Modular Furniture e RenewEnvelop, da Herman Miller, são alguns dos exemplos que oferecem soluções ergonômicas para quaisquer ambientes de trabalho. Entre em contato com nossa equipe e conheça as inúmeras possibilidades dos produtos e suas aplicações nos mais diversos ambientes.